Madeira

Jogo decisivo para os alvinegros acontece esta tarde

None

O Nacional vai receber esta tarde, às 17h30, no Estádio da Madeira, a equipa dos Açores, CD Rabo de Peixe, para os oitavos de final da taça de Portugal. Filipe Cândido, treinador do CD Nacional , está consciente das dificuldades da partida. 

Na antevisão do jogo, Filipe Cândido destacou que a responsabilidade do 'duelo' está do lado do Nacional: "Toda a responsabilidade está do nosso lado, nós não nos podemos esconder nestas alturas. Se vencermos não será notícia, se o Rabo de Peixe vencer será notícia e, portanto, desta forma, temos de estar conscientes para as dificuldades".

Estamos numa fase muito avançada da competição, o que significa que esta equipa [Rabo de Peixe] tem tido bons desempenhos e resultados". Filipe Cândido, treinador CD Nacional .

No onze titular dos alvinegros, não existirá espaço para grandes alterações: "Não dou minutos a ninguém. Não promovo esta rotatividade só porque sim, vão entrar aqueles que eu entendo que serão os melhores para vencer este adversário", disse o treinador.

É de realçar, que a equipa açoriana, nesta época, conquistou 10 vitórias em 16 jogos, já o Nacional em 21 jogos, venceu 9. 

Se passar à fase seguinte, o Nacional pode ter como adversários o Vitória de Setúbal ou o Casa Pia.

Outros acontecimentos que marcam a agenda regional de hoje

Às 9 horas há reunião plenária, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Às 10h15 o representante da República na Região, Ireneu Barreto, vai receber o comandante do Aeródromo de Manobra N.º 3, Tenente-Coronel Carlos Fernandes, no Palácio de São Lourenço. 

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada vai visitar, às 11h30,  a recuperação da zona de lazer do Chão dos Louros, realizada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

O Chão dos Louros está inserido numa mancha de floresta Laurissilva, no caminho de passagem entre o Norte e Sul da ilha, e é um dos espaços mais antigos, icónicos e tradicionais da Região.

Já na parte da tarde, às 16 horas, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcará presença na cerimónia de entrega dos 203 certificados de formação formação da Escola Agrícola da Madeira a residentes do concelho do Funchal que concluíram cursos agrícolas sectoriais em 20 áreas específicas.

As formações dadas disponibilizam áreas que vão desde a apicultura à aplicação de produtos fitofarmacêuticos, passando pela capacitação em empresário agrícola, por podas e enxertias em fruteiras, por produção de diversas frutas e plantas, pelo bem-estar animal, pela gestão agrícola e pela segurança alimentar.

Os cursos foram disponibilizados pela Escola Agrícola da Madeira, um projecto criado em 2007 e que se tornou estruturante para a agricultura da Madeira e que veio colmatar uma lacuna que existia na área da formação.

Às 18 horas, é apresentado o primeiro livro de poesia de Assunção Varela 'quarto de Século', no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias. Segundo o escritor, a obra consiste em vários poemas que se debruçam sobre temas como a morte, o suicídio, a saudade, a amizade, a loucura e a reflexão sobre a escrita.

Também às 18 horas, Rui Barreto apresenta o 'Projecto Madeira: Traçar Horizontes', no auditório Poente da Reitoria da Universidade da Madeira.

 Principais efemérides registadas a 11 de Janeiro, o Dia Internacional do Obrigado:

1935 - A aviadora Amelia Earhart sobrevoa o Oceano Pacífico

1964 - A administração norte-americana publica o primeiro documento em que admite os malefícios do tabaco.

1985 - Começa a primeira edição do Festival Rock in Rio, no Brasil.

2015 - Uma marcha silenciosa de solidariedade para com as vítimas dos atentados em França junta mais de um milhão de pessoas em Paris.

2016 - O argentino Lionel Messi é eleito o melhor futebolista do ano de 2015, recebendo pela quinta vez a Bola de Ouro, troféu que já tinha conquistado em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Pensamento do dia

As grandes conquistas estão na nossa própria solidão Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.