Madeira

Projecto de 8 milhões de euros arranca hoje na Madeira

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 10 de Janeiro

None
Foto Shutterstock

Hoje assinala-se também a sessão de abertura do novo ano judicial. Faltam 355 para acabar o ano

O presidente do Governo Regional da Madeira vai estar presente na sessão de abertura da reunião do projecto ‘CLIMAREST: Ferramentas de Resiliência Climática Costeira e Restauração Marinha para a bacia do Atlântico Ártico ’CLIMAREST, no Hotel Meliá Madeira Mare.

Este projecto financiado ao abrigo do programa Horizon-Europe e que arrancou oficialmente a 1 de Dezembro de 2022, conta com mais de 8 milhões de euros previstos para apresentar soluções, suficientemente flexíveis, para diversos habitats em perigo: desde fiordes ameaçados pelas alterações climáticas no Ártico até fundos rochosos com algas no arquipélago da Madeira, durante três anos.

Como muitas vezes acontece, recebi um primeiro contacto através de uma colega de um anterior projecto europeu do programa Horizon 2020, nomeadamente o projecto ‘GoJelly’. Tratou-se de um projecto com muito sucesso e que deu oportunidade ao MARE-Madeira de se sentar à mesa dos grandes João Canning-Clode, investigador responsável pela participação do MARE no projecto CLIMAREST.

A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e que é a entidade de gestão do MARE-Madeira, gere dez por cento do orçamento total. São cerca de 800 mil euros que permitem à equipa do MARE-Madeira trabalhar no desenvolvimento de soluções de restauro de habitats costeiros, bem como tirar partido de novas ferramentas digitais, como as aplicações móveis e a realidade virtual.

ARDITI participa em novo projecto de 8 milhões de euros

O projecto 'CLIMAREST: Ferramentas de Resiliência Climática Costeira e Restauração Marinha para a bacia do Atlântico Ártico', com mais de 8 milhões de euros previstos, arrancou a 1 de Dezembro e terá a primeira reunião do consórcio, nos dias 10 e 11 de Janeiro, no Hotel Meliá Madeira Mare. 

Composto por 16 parceiros de Portugal, Itália, Espanha, Islândia, França, Noruega e Dinamarca, o consórcio reúne peritos de diversas áreas, desde a ecologia marinha à economia azul, para desenvolver um ‘kit’ de ferramentas abrangente que permita definir e implementar práticas de restauro e reabilitação adequadas a diferentes habitats marinhos.

O MARE-Madeira tem feito um esforço muito grande nos últimos anos em obter financiamento europeu, principalmente indo a jogo em candidaturas do programa Horizon Europe. Só em 2022 o MARE-Madeira integrou cinco candidaturas Horizon Europe, tendo sido aprovadas duas, uma delas este projecto CLIMAREST! Com toda a sinceridade, esta candidatura teve um sabor especial uma vez que foi escrita durante a pandemia.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Reunião Plenária n.º 28: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, para debater, entre outras propostas, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito às “falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da região autónoma da madeira afectadas pelo surto do novo Coronavírus (COVID-19), designada Linha de Crédito INVEST RAM”.

Siga neste liveblog o plenário da Assembleia Legislativa da Madeira

Siga neste liveblog o plenário da Assembleia Legislativa da Madeira

11h00 ALRAM - Reunião da 4.ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação para emissão de parecer, por solicitação da Assembleia da República, relativo ao Projecto de Lei n.º 387/XV (PAN) que “Procede à alteração do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, por forma a assegurar processos de elaboração, alteração ou revisão dos programas e dos planos territoriais mais democráticos, participativos e respeitadores do ambiente e da vontade das populações”.

15h00 O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, assiste, no Supremo Tribunal de Justiça,  em Lisboa, à sessão solene de abertura do ano judicial, a qual será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de a abertura do ano judicial de 2022 se ter realizado apenas em 20 de Abril, devido aos efeitos da covid-19 e à dissolução da Assembleia da República no final do ano passado, e de em 2021 não se ter realizado de todo por causa da pandemia, o organismo presidido pelo juiz conselheiro Henrique Araújo regressa desta forma ao calendário protocolar três anos depois. A última sessão solene de abertura do ano judicial a decorrer no início do ano foi já em 2020, quando se realizou logo no dia 6 de Janeiro.

15h00 Apresentação pública da intervenção ‘SMART-ECO: Transformação Digital e e-commerce’ dirigida às pequenas e médias empresas. A sessão será realizada em formato presencial (na sede da ACIF-CCIM) e on-line. Esta é uma iniciativa ACIF-CCIM, no âmbito do projeto SMART-ECO (MAC2/2.3d/358) – ‘Territórios inteligentes para melhorar a competitividade digital das empresas e empreendedores do espaço MAC’, cofinanciada pelo Interreg MAC 2014-2020.

16h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a Escola Básica, com pré-escolar e creche, dos Louros, que abre hoje a sua “sala do futuro”. Mais uma sala de alta tecnologia instalada numa escola da Região, que traduz um investimento de cerca de 30 mil euros. Foram instalados nesta sala os equipamentos “habituais”: mobiliário flexível e adequado a actividades prácticas e inovadoras; painel interactivo; impressora 3d; kits de ciências, electrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

16h00 O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, estará presente, no Mercado da Penteada, na iniciativa ‘Cantar os Reis’, evento pela segunda vez organizado pelos Mercados do Funchal e que contará com um bolo rei gigante e ainda com um grupo de cantares do Centro Comunitário Regional.

18h30 A Comissão Política do PSD/Madeira reúne, esta terça-feira, na sede regional do Partido, sita à Rua dos Netos, no Funchal. As declarações à comunicação social estão previstas para as 18h30.

CULTURA

17h00 O Museu de Fotografia da Madeira inaugura, esta terça-feira, a exposição intitulada ‘Photographia Perestrellos – Encontros com a História’. O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença no evento. A exposição é constituída por mais de uma centena de fotografias a preto e branco que contam parte da História da Madeira do século XX e que mostram, sob a assinatura dos Perestrellos, a evolução desta Região. Ficará patente ao público até ao dia 29 de Abril.

DESPORTO

Taça de Portugal:

Os oitavos-de-final da Taça de Portugal iniciam-se hoje, com a visita do Benfica ao Varzim. O jogo está agendado para a Póvoa, com início às 20h45, já depois de a competição arrancar com a recepção do Leixões, da II Liga, ao Famalicão (18h45), do escalão maior.

Liga Revelação:

Há muito afastado da luta pelo passaporte de acesso ao apuramento do campeão da Liga Revelação sub-23, o Marítimo procura agora fechar a primeira fase da competição com a conquista do maior número de pontos possíveis. Os verde-rubros começam o ano de 2023 com uma deslocação ao reduto do último classificado, o Lexiões, agendada para hoje, às 11 horas.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 10 de Janeiro:

1863 -- Abre ao público o Metro de Londres.

1871 - Nasce o jornalista republicano António França Borges, fundador do jornal O Mundo.

1889 - A França estabelece o protetorado sobre a Costa do Marfim.

1911 - Começa a greve dos ferroviários portugueses.

1920 - É constituída a Sociedade das Nações, antecessora da ONU. Afonso Costa é o primeiro representante português na organização.

1921 - Começam, no Supremo Tribunal de Leipzig, Alemanha, os julgamentos de crimes de guerra do conflito de 1914-1918.

1922 - Nasce, em Lisboa, o musicólogo e matemático João de Freitas Branco.

1925 - Morre, em Elvas, o poeta e política português António Sardinha. Tinha 37 anos.

1928 - Lev Davidovich Bronshtein, Leon Trotsky, é enviado para o exílio pelo Governo soviético.

1929 - Tintin e o cão Milou, de Hergé aparecem pela primeira vez num semanário católico de Bruxelas.

1945 -- TAP inicia voos experimentais (até dia 15) para o Sal, em Cabo Verde, que ligam Lisboa, Casablanca, Cabo Juby (na costa sudoeste de Marrocos) e Port Étienne (atual Nouakchott, Mauritânia), antes de aterrar na ilha cabo-verdiana.

1946 - A Assembleia-Geral das Nações Unidas reúne-se em Londres (primeira Assembleia-Geral)

- É estabelecido o primeiro contacto com a Lua, através de radar, a partir do Laboratório Evans, nos EUA.

1967 -- Toma posse o republicano Edward W. Brooke, do Massachusetts, o primeiro senador negro eleito nos EUA.

1969 - A Suécia é o primeiro país da Europa ocidental estabelecer relações diplomáticas com o Vietname do Norte.

1976 -- Começa a publicação do matutino português O Diário.

1978 -- Morre, aos 50 anos, o cantor português Tristão da Silva.

1979 -- Morre, aos 80 anos, o professor João Ferreira Marques, investigador científico, destacado antifascista.

1980 - Vicente Reis é eleito presidente da Fretilin e da República Democrática de Timor-Leste, sucedendo a Nicolau Lobato, morto em combate em 1978.

1986 -- Morre, com 84 anos, o poeta checoslovaco Jaroslav Seifert, Prémio Nobel da Literatura em 1984.

1990 - O Governo chinês levanta a lei marcial, que vigorava em Pequim desde 20 de maio de 1989.

1992 -- O Presidente da República, Mário Soares, debate a questão de Timor com o novo secretário-geral da ONU, Butros-Ghali.

1996 - O rei Hussein, da Jordânia, efetua a primeira visita oficial a Israel.

2000 - Uma empresa norte-americana anuncia ter completado a sequência de 90 por cento do genoma humano.

2002 -- Começa, no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, o julgamento do ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo, no caso Sergei Ovchinnikov.

2003 -- Morre, aos 59 anos, João Amaral, ex-deputado do PCP, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.

- A Coreia do Norte retira-se do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

2007 - O governo sudanês e os rebeldes de Darfur alcançam um acordo de cessar-fogo.

- O líder sandinista Daniel Ortega toma posse como Presidente da Nicarágua.

- Morre, com 94 anos, Carlo Ponti, produtor de cinema italiano, marido da atriz Sofia Loren.

- Morre Miguel Valdés Tamayo, dissidente cubano. Tinha 50 anos.

2008 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia a decisão preliminar de escolher Alcochete como a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa. A construção do aeroporto em Alcochete é 260 milhões de euros mais barato do que se fosse na Ota, de acordo com o estudo comparativo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

2009 -- Morre José Rodrigues da Silva, jornalista, editor do Jornal de Letras, Artes e Ideias. Tinha 69 anos.

- Morre, com 56 anos, José Timóteo, membro do Comité Central do PCP.

2010 - O social-democrata Ivo Josipovic é eleito Presidente da Croácia.

2011 -- José Mourinho é eleito pela FIFA o melhor treinador do Mundo de 2010.

José Mourinho vence Vicente Del Bosque, o seu principal rival na corrida pelo prémio, e o catalão Pep Guardiola.

2014 - O ministro ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, anuncia que o Governo vai transferir todas as competências que detém sobre a RTP para o novo conselho geral independente, com exceção da tutela financeira.

2015 -- Morre, aos 92 anos, Francesco Rosi, realizador italiano neorrealista, autor de "O Caso Mattei" e premiado no Festival de Veneza de 1972.

2016 - O Sporting conquista a primeira edição da Taça da Liga de futsal, ao vencer, na final, o Fundão por 2-0, numa prova que se realizou no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

- Morre, aos 69 anos, David Bowie, cantor, compositor, ator e produtor musical britânico.

2017 - O Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo, aprova o alargamento da fase final do Mundial de futebol, a partir de 2026, de 32 para 48 seleções, distribuídas por 16 grupos de três equipas.

- Morre, aos 105 anos, Clare Hollingworth, repórter de guerra britânica que foi a primeira a noticiar a invasão da Polónia pela Alemanha, em 1939.

- Morre, aos 82 anos, Roman Herzog, antigo Presidente da Alemanha que promoveu a reforma económica da Alemanha nos anos 1990 e insistiu na importância de lembrar o Holocausto.

2018 - O Presidente angolano, João Lourenço, exonera a administração do Fundo Soberano de Angola, presidida por José Filomeno dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos, e nomeia Carlos Alberto Lopes para liderar a instituição.

- O internacional português Ricardinho é eleito pelo Futsal Planet, que tem a chancela da FIFA, o melhor jogador de futsal do mundo pela quinta vez, um recorde, e quarta consecutiva.

- Morre, aos 67 anos, "Fast" Eddie Clarke, guitarrista britânico que integrou os Motörhead.

2019 - Nicolás Maduro toma posse para um novo mandato (2019-2025) como Presidente da Venezuela, na sequência das contestadas eleições antecipadas de maio de 2018.

2020 - As autoridades chinesas identificam o agente causador das pneumonias como um tipo novo de coronavírus, que foi isolado em sete doentes.

- Morre, aos 92 anos, António Gervásio, histórico dirigente comunista, deputado à Assembleia Constituinte, em 1975, e depois à Assembleia da República.

- Morre, aos 79 anos, Qabus bin Said, sultão de Omã, que reinava o país há quase 50 anos.

2021 -- Morre, aos 68 anos, Hubert Auriol, antigo vencedor e organizador do Rali Dakar.

2022 - O instrutor dos Comandos Ricardo Rodrigues é condenado a três anos de prisão com pena suspensa, segundo o acórdão do Tribunal Criminal de Lisboa relativo à morte dos recrutas Dylan da Silva e Hugo Abreu, em 2016. O tribunal condena ainda Pedro Fernandes a dois anos e três meses de prisão e Lenate Inácio a dois anos, ambos com pena suspensa.

Acusados da morte do madeirense Hugo Abreu e de outro militar conhecem acórdão

O acórdão do julgamento sobre a morte do recruta madeirense dos Comandos Hugo Abreu e do seu camarada de armas Dylan da Silva , ocorrida em setembro de 2016 e que levou à acusação de 19 militares, é hoje proferido pelo Tribunal Criminal de Lisboa.

- Um tribunal australiano ordena libertação do tenista sérvio Novak Djokovic, retido desde o dia 06 de janeiro num centro de detenção em Melbourne, após o seu visto ter sido revogado por não estar vacinado contra a covid-19. O tenista ia participar no Open da Austrália.

- Um tribunal australiano ordena libertação do tenista sérvio Novak Djokovic, retido desde o dia 06 de janeiro num centro de detenção em Melbourne, após o seu visto ter sido revogado por não estar vacinado contra a covid-19. O tenista ia participar no Open da Austrália.

PENSAMENTO DO DIA

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito Albert Einstein (1889-1955), cientista alemão, naturalizado norte-americano, Prémio Nobel da Física.