Real Madrid, City e PSG vencem, Dinamo Zagreb e Shakhtar surpreendem
O primeiro dia da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol trouxe vitórias ao campeão em título Real Madrid, ao Manchester City e ao Paris Saint-Germain, além das 'surpresas' de Dinamo Zagreb e Shakhtar Donetsk.
No grupo H, o Benfica venceu sem surpresa o Maccabi Haifa por 2-0, com um tento de Rafa Silva, aos 50 minutos, e um 'golaço' do espanhol Grimaldo, quatro minutos depois, para se colocar na frente da 'poule'.
A seu lado está o Paris Saint-Germain, que contou com as 'estrelas' que tem no ataque para levar de vencida a Juventus na capital francesa, com um 'bis' de Mbappé (cinco e 22 minutos), contra um tento de McKennie (53).
Pelo PSG foram titulares Nuno Mendes e Vitinha, com Renato Sanches e Danilo Pereira a entrarem no segundo tempo.
Em Glasgow, na Escócia, o Real não teve dificuldades em iniciar com o pé direito a defesa do título europeu, batendo o Celtic, com o português Jota no 'onze', com tentos de Vinicius Jr., aos 56 minutos, Modric, aos 60, e do belga Hazard, aos 77.
O extremo entrou logo aos 30 minutos após a lesão do francês Benzema, única contrariedade para os 'merengues' no dia de hoje, que marcou o arranque do grupo F, logo com uma surpresa.
Na Alemanha, o Leipzig saiu goleado por 4-1 da receção ao Shakhtar, equipa ucraniana que triunfou graças a um 'bis' de Shved (16 e 58) e uma boa exibição de Mudryk, que fez o terceiro aos 76 e assistiu Traoré para o quarto aos 85.
Simakan marcou o único tento dos germânicos, com André Silva titular, numa das surpresas do dia; a outra deu-se no grupo E, com Orsic, aos 13 minutos, a dar o triunfo ao Dinamo Zagreb na receção ao 'colosso' em crise Chelsea.
O AC Milan, entretanto, não aproveitou o desaire dos londrinos, empatando a uma bola em Salzburgo, graças a uma assistência do português Rafael Leão ao belga Saelemaekers, aos 40, a anular o tento inicial de Okafor (28).
O grupo G trouxe golos portugueses, a começar na vitória por 3-0 do Borussia Dortmund ante o Copenhaga, com Raphaël Guerreiro a fazer o segundo, aos 42, depois de Reus (35) e antes de Bellingham (83).
Mais tarde, Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva foram titulares no Manchester City, que visitou o Sevilha com uma goleada por 4-0, com um 'bis' do norueguês Haaland (20 e 67), um tento de Foden, aos 58 e a passe de Cancelo, e de Dias, assistido pelo lateral português, aos 90+2.
A primeira jornada da fase de grupos prossegue na quarta-feira com mais dois clubes portugueses em ação, o campeão nacional FC Porto em visita ao Atlético Madrid e o Sporting em casa do Eintracht Frankfurt.