Cá e Lá!
Caros leitores retomo, com periodicidade mensal, a escrita neste matutino. Agradeço o convite ao seu mui ilustre diretor, esperando não defraudar as expetativas dos seus leitores.
1 – Portugueses estão cada vez mais pobres e na cauda da Europa.
Nos últimos 27 anos (1995-2021), o PS governou 20 e o PSD/CDS 7, sendo que estes últimos foram sempre em emergência financeira.
Publicações recentes do INE e da Segurança Social revelaram que: 3 em cada 4 trabalhadores por conta de outrem recebem menos de 1000€; 1/4 da mão de obra a trabalhar em Portugal recebe o salário mínimo; em média, as empresas com menos de 10 trabalhadores, pagaram 881,65€ a cada trabalhador; metade da população ativa não tem o 12° ano completo.
"Branco mais branco não há" - o socialismo é mesmo uma nódoa!
2 – Relembrar o 25 de novembro de 1975 – o caminho para a Democracia.
No próximo dia 25 de novembro, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos organizará uma conferência-debate sobre o 25 de novembro de 1975 que terá lugar no MIM – Museu Imprensa da Madeira. Teremos a oportunidade de ouvir, entre outros, José Milhazes, jornalista, historiador e comentador político, que abordará o 25 de novembro no contexto da “guerra fria” entre os Estados Unidos e a URSS e da descolonização portuguesa. O papel dos partidos comunistas soviético e português neste processo. Fica aqui o convite!
3 – Deixou-nos Mikhail Gorbatchov (1931-2022)
Eleito em 1985, Secretário-geral do PCUS criou sentimentos de esperança na sociedade soviética, dando passos decisivos para a abertura do seu país ao Mundo. Pai da perestroika (reestruturação), do glasnost (transparência) e novoe michelenie (novo pensamento) procurou uma sociedade menos desigual, reformando as instituições, trazendo a esperança da democratização ao país. A si também se deve a queda do muro de Berlim que assinalou o colapso de um dos grandes rivais da democracia, o comunismo. Em pleno século XXI, novos poderes hegemónicos se impõem, isolando uma vez mais a atual Federação Russa, cujo regime consubstancia-se por um autoritarismo e não por um governo democrático. Assistimos, hoje, ao erigir de uma nova cortina de ferro. Está explicado o porquê de um funeral sem honras de Estado a alguém que foi mundialmente reconhecido com o Prémio Nobel da Paz em 1990.
4 – Câmara de Lobos na rota do turismo sustentável
No passado dia 4 de setembro, celebrou-se o 4º aniversário de afundamento da Corveta Afonso Cerqueira no Parque Natural Marinho do Cabo Girão.
São várias as razões para festejar: o recife artificial está a recriar algumas das características existentes nos recifes naturais circundantes; a afluência do número de mergulhadores na Corveta Afonso Cerqueira e de visitas à Área Protegida do Cabo Girão é cada vez maior.
5 – Banco de ideias: a tua ideia conta!
Decorreu na passada semana, no âmbito da Semana da Juventude de Câmara de Lobos, a 3ª edição do Banco de Ideias: a tua ideia conta!
Numa sociedade em que os jovens mais facilmente participam numa petição do que na vida das instituições democráticas, foi com regozijo que o concelho, com maior percentagem de jovens da Região, assistiu a uma exemplar participação ativa e cívica daqueles que são afinal o nosso futuro - os Jovens!
6 – Sócio nº 3868 do Club Sport Marítimo
O Maior das Ilhas, é uma instituição centenária cujo legado deve ser respeitado e protegido.
Aos seus dirigentes exige-se responsabilidade e a defesa dos superiores interesses do Marítimo.
O que vi e ouvi no programa “Prolongamento”, na RTP-M, deixou-me, enquanto sócio, aterrorizado.
Os sócios são os menos culpados!