Madeira

Expectativas em alta para o Blandy´s Wine Festival Madeira 2022

Arranca hoje com a apanha da uva ao luar, e termina sábado com típico arraial madeirense nas adegas no centro do Funchal

None

Com a expectativa de voltar a ser tão ou mais concorrido que as edições anteriores, arrancou esta tarde o Blandy´s Wine Festival Madeira 2022, evento que termina no próximo sábado com a realização de típico arraial madeirense na Blandy´s Wine Lodge, e que já hoje, ao entardecer, proporciona uma colheita ao luar na Quinta de Santa Luzia.

“Este festival já é emblemático da nossa casa. Já o fazemos há mais de 20 anos, sempre com algumas novidades e com grande adesão às várias actividades, e este ano a expectativa é ainda maior em relação aos anteriores, devido às restrições impostas nos dois últimos anos”, refere a directora da Blandy´s Wine Lodge, Ana Soares.

Evento associado à Festa do Vinho onde “o objectivo principal é dar enfase ao nosso produto rei da ilha, que é o Vinho Madeira, não descurando os vinhos tranquilos madeirenses”, acrescenta.

Embora reconheça que a maioria dos participantes sejam estrangeiros, deixa claro que o Blandy´s Wine Festival Madeira é um evento feito também para os locais. A prova disso é a significativa adesão dos madeirenses em algumas das actividades, nomeadamente no muito concorrido arraial que encerra este festival, no próximo sábado.

O programa deste festival do vinho da ‘casa Blandy’ arrancou esta tarde com a apresentação de Vinhos Madeirenses com Sommellier Sérgio Marques, responsável pela loja do vinho e “grande conhecedor de vinhos”, destaca Ana Soares, directora da Blandy´s Wine Lodge.

Neste primeiro dia de festival o destaque vai para a designada colheita ao luar, a partir das 19 horas, na Quinta Santa Luzia. “Uma das actividades onde as pessoas fazem fila para participar”, regista, Ana Soares.

Amanhã, quarta-feira, entre as 10h30 e as 17 horas, as adegas no centro do Funchal serão palco do ‘Dia da Madeira Artes & Artesanato’, iniciativa com demonstração & workshops de tanoaria, vime e bordados, e a culminar, a partir das 16 horas, o pisar uva no lagar da Blandy´s Wine Lodge acompanhado de folclore, quadro vivo que é “dos momentos mais esperados” por atrair muitas atenções.

Na quinta-feira, de manhã (11h) haverá workshop de degustação ‘Vinhos chocolate & madeira’. De tarde (17h30) haverá o lançamento de novos vinhos da Madeira (evento privado), e a culminar o dia, um jantar ‘Tudo sobre Madeira’ que convida à experiência de emparelhamento de Vinhos e Alimentos da Madeira, tudo no Blandy's Wine Lodge.

Na sexta-feira, de manhã haverá workshop com o enólogo Francisco Albuquerque ‘Torne-se enólogo por um dia’, e de tarde, a partir das 17 horas, um “grande festival de cocktails de Vinho Madeira” no Savoy Palace, com o evento ‘Miles Madeira Wine Cocktail Festival’.

Para fechar este Blandy´s Wine Festival Madeira 2022, no sábado, a partir do final da tarde (18 horas), as adegas serão palco do Blandy's Wine Festival, “um autêntico arraial madeirense” que promete muita animação juntamente com comes e bebes.

“Sempre com uma grande procura”, o arraial da Blandy, cuja última edição, em 2019, juntou mais de 300 pessoas nas adegas no centro da cidade, regista já “imensas reservas”, revela a directora, expectante em mais uma enchente para um final de tarde, princípio de noite memorável.

“As pessoas aderem pela qualidade dos nossos eventos, pelo ambiente que é muito festivo, e pela boa comida associada a bons vinhos”, concretiza.