Madeira

PAN Madeira apresenta propostas "para devolver a cidade do Funchal aos seus habitantes"

No total são seis medidas para resolver "um problema que afecta a todos"

None

O PAN Madeira sugere propostas para "devolver a cidade do Funchal aos seus habitantes". 

Fazendo um balanço dos primeiros 11 meses do executivo do Funchal, o partido refere que a actual vereação tem mostrado que para ter "melhor mobilidade urbana significa ter mais carros e mais túneis".

Contudo, o PAN Madeira considera que para existir "um futuro mais seguro e sustentável" para a mobilidade urbana não deve existir a "dependência dos carros".

Prova disso é o aumento do trânsito, o aumento dos acidentes rodoviários, o aumento dos níveis de poluição do ar, os atrasos constantes nos poucos transportes públicos, etc.." PAN Madeira.

Deste modo, o partido apresenta seis propostas perante "um problema que afecta a todos".

Em primeiro lugar a cidade deve ser dotada de uma "rede de calçadas contínua e acessível".

"A actual vereação deve implementar com carácter prioritário em toda a cidade calçadas": uma 'zona para pedestres' livre de obstáculos para facilitar a circulação; uma 'zona de equipamentos' que inclua árvores, placas de sinalização, receptores de lixo, mobiliário urbano ecossustentável e zona de drenagem.

O Partido das Pessoas, Animais e Natureza considera ainda que deva existir "rampas de acesso para garantir a acessibilidade a cidadãos com mobilidade reduzida de cadeira de rodas e a carrinhos de bebé", assim como "superfícies tácteis para pedestres com deficiência visual". Um "pavimento antiderrapante para reduzir o risco de escorregões e quedas em dias de chuva" e pilares de metal nos limites dos passeios para que os condutores não consigam estacionar as viaturas nos passeios, são medidas a ser implementadas.

 "Zonas seguras para crianças e adolescentes" também são defendidas. O partido considera "inadmissível" que existam escolas e espaços frequentados por crianças e jovens onde os acessos se fazem "sem passeios e muitas vezes com portas directamente para a rua".

O ano lectivo está no seu início e para o PAN Todas as Crianças Contam, como tal é importa cuidar de todas por igual e em todas as escolas deve a actual vereação criar zonas 'Drive & Kiss' de forma a permitir a entrada e saída das crianças e jovens em segurança das escolas. PAN Madeira.

A terceira medida diz respeito a "mais ruas de circulação exclusiva a peões", pois leva a "uma maior segurança aos cidadãos e um maior contributo ao comércio local".

"Zonas de ruído adequada às funções de habitação, trabalho e lazer" podem ser promovidas.

O PAN defende que a execução da política de ordenamento do território e de urbanismo deve assegurar a qualidade do ambiente sonoro, promovendo a distribuição adequada das funções de habitação, trabalho e lazer. PAN Madeira.

No que diz respeito aos transportes, o partido defende que estes sejam gratuitos e não poluentes. 

O PAN Madeira defende, antes de construir qualquer "mega" túnel o estudo para o transporte elétrico sobre carris “TRAM" que ligasse a baixa do Funchal à Praia Formosa. Este meio de transporte, para além de ser muito mais eficiente ecologicamente, permitiria o aumento da capacidade de passageiros por percurso, dando assim uma melhor resposta aos milhares de turistas que atualmente entopem as poucas carreiras de autocarros que percorrem toda a Estrada Monumental. PAN Madeira.

E a última proposta diz respeito à criação de "um plano municipal de implantação de ciclovias".

O PAN defende a existência de ciclovias, pois entendemos que uma cidade com ciclovias é uma cidade mais activa, mais segura e mais saudável. PAN Madeira.

Deste modo, o PAN acredita que deva ser realizado um estudo técnico "imparcial" sobre a "viabilidade de ciclovias em determinadas zonas de maior fluxo".