Madeira

Madeira abre o 2.º Centro LGBTI+ do País

Governo Regional concedeu 70 mil euros à Opus Gay – Obra Gay Associação e à Rede Ex Aequo – Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes para apoiar a instalação do Centro Comunitário

None
Foto Rui Silva/ASPRESS

Foi inaugurado esta terça-feira, 6 de Setembro, o Centro Comunitário LGBTI+ da Madeira, o segundo do País.

Localizado na Rua Latino Coelho nº 57, no Funchal, o centro é gerido pela Opus Gay – Obra Gay Associação e pela Rede Ex Aequo – Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes para apoiar a instalação do Centro Comunitário, e surge na sequência da cedência do espaço físico pelo Governo Regional.

Na cerimónia de inauguração oficial do espaço estiveram presentes os presidentes do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

A Opus Gay oferece à comunidade LGBTI uma intervenção psicossocial e terapêutica, em torno de questões como o estigma e a discriminação, tendo, para o efeito, uma equipa de três psicólogos, e desenvolve acções de formação e de sensibilização. Por outro lado, a delegação da Madeira da Rede Aequo tem por principal intervenção o trabalho de cariz social, junto da população mais jovem.

O Centro LGBTI+ da Madeira funciona diariamente das 9 às 19 horas.