5 Sentidos

Iniciativa 'Arte e Vinho na Freguesia de São Pedro' acontece este sábado

None

A Junta de Freguesia de São Pedro associou-se às festividades da Festa do Vinho, através da iniciativa 'Arte e Vinho na Freguesia de São Pedro', que acontece este sábado, 10 de Setembro, no Museu Quinta das Cruzes.

A iniciativa estará dividida em duas partes: a primeira vai decorrer na sala 8, do Museu Quinta das Cruzes, tratando-se de uma conferência apresentada pela investigadora Rita Rodrigues. Esta sessão terá início às 11 horas e vai dar a conhecer referências artísticas relacionadas com o vinho nos vários espaços culturais e religiosos da freguesia, nomeadamente a Igreja de São João Evangelista, Igreja de São Pedro, Museu Quinta das Cruzes ou Casa-Museu Frederico de Freitas.

Já às 12 horas existirá uma prova de Vinho Madeira, na cafetaria do Museu, designada por 'As novas tendências do Vinho Madeira'.

A participação nesta iniciativa é de entrada livre, mas carece de inscrição prévia, através do e-mail [email protected] .

Sobre Rita Rodrigues

Rita Rodrigues possui doutoramento em Estudos Interculturais pela Universidade da Madeira com a tese «A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750: A eficácia da imagem» (2012); mestrado em História / variante História da Arte, pela Universidade da Madeira, com a tese «Martim Conrado, “insigne pintor estrangeiro” - Um pintor do século XVII na Ilha da Madeira» (2000); e licenciatura em Artes Plásticas / Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira (1986).

Desenvolve investigação na área da pintura, imaginária e talha dos séculos XVI-XIX, e da encomenda artística, no Arquipélago da Madeira.

É autora de livros, artigos em dicionários, revistas, catálogos e guias patrimoniais, sobre História da Arte (Artes Plásticas), Educação (Artes Visuais). 

É investigadora integrada do centro de investigação ARTIS do Instituto de História da Arte / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do CIERL – Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira. É docente do ensino secundário do grupo 600 (Artes Visuais) da Escola Secundária Francisco Franco (Funchal) e encontra-se em regime de requisição na Direcção Regional da Cultura / Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural, desde 2015, e Chefe de Divisão de Estudos do Património, desde 2020.

Como artista plástica participa em exposições colectivas, desde 1982, e realizou as seguintes exposições individuais: «Desenhar Dezembro na orografia de um corpo», Casa da Cultura de Câmara de Lobos (2006/2007) e «Poderes e Martírios», Galeria Casa das Mudas (2007) e «(re)Visitação», Forum Funchal (2007). Desenvolveu projetos gráficos e fotografias para CD´s; ilustração e cartazes diversos, entre 1991 e 2007.

Tem textos poéticos e ensaios visuais publicados.