Questão dos percursos pedestres
No DN de 22 de setembro de 2022, em Parlamento, com o título "Percursos pedestres com 'portagens' ou 'donativos' do Sr. Jornalista Jorge Freitas Sousa.
A Ilha da Madeira tem milhares de quilómetros de percursos pedestres: Os Caminhos Reais; as Levadas e os Caminhos Florestais.
É um grande património imobilizado, que as autarquias locais devem zelar; com o apoio do Governo Regional, visto ser património da Região Autónoma da Madeira.
Como as paisagens que se observam é diferente de Norte para Sul e vice-versa; assim como, também, de Leste para o Este; por conseguinte, é necessário programar, a nível regional, os locais que não tenham as condições para o cruzamento de grupos numerosos, que podem pôr em risco a sua segurança física.
No mesmo dia, em cartas do leitor; o Sr. Fernão Gonçalves Júnior, tem razão ao dar resposta à carta do sr. J. S., chamando-lhe a atenção para não confundir a árvore com a floresta.
Eu conheço muitas pessoas altas e brutas; também conheço muitas pessoas baixas de grande dignidade e com muita sabedoria.
As pessoas não se medem aos palmos; na sua dignidade e nos seus conhecimentos.
São Paulo, de perseguidor de cristãos, tornou-se no maior apóstolo de Jesus Cristo, o seu tamanho era baixa estatura, mas, a sua grandeza é de ser o maior escritor do Novo Testamento, deixando-nos 14 epístolas; que contribuíram para criar a termologia cristã, sendo o primeiro a exprimir com palavras profanas e comuns as sublimes verdades do cristianismo.
José Fagundes