Madeira

Levantada interdição à prática balnear na praia da Ribeira de São Jorge

None
Foto OD

Foi conhecido hoje, dia 3 de Setembro, o resultado da nova avaliação à água da praia da Ribeira de São Jorge, efectuado pela Direção Regional de Saúde.

De acordo com a informação apurada pelo DIÁRIO, a mesma está em conformidade para prática balnear, o que leva ao levantamento da interdição a banhos.

Praia da Ribeira de São Jorge interdita a banhos

Foram conhecidos esta tarde os resultados da recolha de análise de água na lagoa do Calhau de São Jorge, em Santana.

Questionada a propósito desta interdição, a Secretaria Regional do Ambiente, refere que "a rede de saneamento básico do concelho de Santana está a ser ampliada para aumentar a cobertura das redes de águas residuais e assegurar o respectivo encaminhamento e tratamento para a ETAR de Santana".

A tutela explica que, numa primeira fase, "foi realizado um investimento na remodelação da ETAR no valor de 200 mil euros, bem como a activação e execução de novas redes de saneamento com o intuito de aumentar a sua cobertura".

"Numa segunda fase vamos alargar as zonas com rede de águas residuais, estando neste momento a ser preparado um projecto para ser candidatado ao próximo quadro comunitário", avança ainda a Secretaria.

"Com a conclusão destes investimentos esperamos melhorar a qualidade da água daquele local", acrescenta, frisando que "a ARM tem, para este concelho, um pacote de investimentos 2,8 milhões de euros só para saneamento básico".

Recorde-se que, na passada quinta-feira, dia 1 de Setembro, foram divulgados os resultados da recolha de análise de água na lagoa do Calhau de São Jorge, tendo-se concluído que a água encontrava-se imprópria para banhos, devendo ser temporariamente interditada.

Nesse mesmo dia foi feita uma contra-análise, cujos resultados são agora conhecidos, ditando o levantamento da interdição.