35 quilos de macarrão abrem apetite na rentrée do JPP
35 quilos de massa e outros tantos de carne vão abrir o apetite às 317 pessoas esperadas num ambiente familiar participando na rentrée política do JPP, marcada para acontecer na praça do Mercado da localidade e onde, ao final da tarde, os dirigentes do partido, os irmãos Sousa [Filipe e Élvio, presidente e secretário-geral] dão o pontapé de saída ao debate político-partidário.
Enquanto isso não acontece, João Mata, o cozinheiro do dia, está com a missão de olhar pelos tachos, ao todo são quatro panelas que já estão ao lume.
Dali vai sair a famosa “macarronada” para militante e simpatizante apreciar e a julgar por quem costuma aparecer ao convívio a iguaria reúne consenso.
Comida à parte, o JPP surgiu como movimento de cidadãos na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, ganhando depois maior expressão regional ao vencer três vezes consecutivas a Câmara Municipal obtendo uma maioria absoluta, a última das quais em 26 de Setembro de 2021.
Para isso muito contribuiu Filipe Sousa, que já pertenceu aos quadros do PS, chegando a ser deputado na Assembleia Legislativa da Madeira e também vereador na Câmara de Santa Cruz antes de ser eleito presidente em 2013. Pelo caminho foi presidente da Junta de Freguesia de Gaula (1997 – 2007).
Em 2015, passou a partido e elegeu cinco deputados à Assembleia Legislativa da Madeira, onde actualmente conta com três representantes, do total de 47 que compõem o parlamento madeirense.