O primeiro médico ortopedista madeirense
No artigo de opinião da autoria do Dr. Mário Pereira, publicado no DN a 28 de Setembro, este afirma que “o Dr. Jaime Jardim Fernandes foi o primeiro especialista de Ortopedia na Região” e que esta especialidade médica perfazia 55 anos entre nós. Sem deslustre para o percurso profissional deste saudoso ortopedista, como biógrafo do Dr. João de Lemos Gomes (1906-1996), não posso deixar passar em claro tamanha imprecisão.
O precursor da Ortopedia na Madeira foi, não ele, mas sim o Dr. Lemos Gomes, natural do Porto da Cruz, que cursou Medicina na Universidade de Coimbra, onde terminou os seus estudos em Dezembro de 1934. Entre Março de 1935 e Novembro do ano seguinte, efectuou Prática de Cirurgia e Fracturas no Serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e entre Julho de 1935 e Junho de 1936 foi ainda Médico Interno dos mesmos.
Regressou à Madeira em 1937 para dar início à sua vida profissional, que teve início a 26 de Outubro desse ano. Na véspera publicou um anúncio no DN no qual fez anunciar que o Dr. João Gomes, como então era conhecido, tratava das “Doenças dos Ossos (portanto, Ortopedista), Doenças das Crianças e Clínica Geral”, dava consultas na Rua da Cabouqueira n.º 17 e na Rua da Carreira n.º 8. Paralelamente, voluntariou-se para trabalhar graciosamente no Serviço de Cirurgia do Hospital da Misericórdia do Funchal. Anos volvidos, no primeiro anúncio do seu consultório na Avenida Zarco, n.º 16, 1.º andar, onde trabalharia durante décadas, publicado no DN a 20 Novembro de 1949, o Dr. João de Lemos Gomes anunciou-se como especialista em “Ortopedia e Pediatria Cirúrgica”.
Perante estes factos, cumpre-me sublinhar, em nome da verdade histórica, que o precursor da Ortopedia na Madeira foi indubitavelmente o médico cirurgião Dr. João de Lemos Gomes e que, através do seu abalizado labor, esta especialidade já existe na Madeira desde 1937, portanto, há 85 anos.
Duarte Mendonça