Madeira

Ex-combatentes celebram aniversário do regresso a casa

None

Realiza-se entre os dias 4 e 10 de Outubro as comemorações dos 50 anos do regresso de Moçambique da Companhia de Caçadores 2759.

O ponto alto das celebrações acontece no dia 8, estabelecido como o Dia do ‘Kurika’, como eram designados os soldados da companhia, com uma Missa, às 11h, na Sé, presidida pelo Bispo D. Nuno Brás, em que os cânticos estarão a cargo Coro de Câmara da Madeira. Na véspera realiza-se a homenagem aos Mortos em Combate junto ao monumento à Porta de Armas do RG3, assim como com o descerramento de uma placa no Átrio do Comando alusiva à data que se comemora, e às, 21h, uma procissão de velas com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que acompanhou a companhia durante a Comissão e que seguirá o mesmo trajecto do embarque a 16 Maio de 1970, saindo na Antiga Porta de Armas do BII19 e terminando na Sé.

Outros momentos a destacar são a sessão de apresentação de cumprimentos, às 18h, do dia 4, na Câmara Municipal do Funchal, e o lançamento do livro "Sento e sessenta menos onze" da autoria do antigo furriel José Gouveia, com a presença da vice-presidente Cristina Pedra.

Haverá ainda vários eventos de convívio dos ex-combatentes e famílias, podendo os interessados entrar em contacto com José Gouveia, pelo número 966 124 291.