A bem da Nação
Usando as palavras do Deputado do PSD Sérgio Marques confrontando o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Referência: Regresso de Emigrantes a Portugal, sem apontar qualquer discriminação, em termos regionais.
Não existem quaisquer dúvidas de que a não inclusão da Madeira e Açores. Este programa é um erro absoluto obrigatoriamente inconstitucional.
Quando o arquipélago está a atravessar talvez a maior crise falta de mão de obra, e não incluir as Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
É uma resolução enferma e discriminatória, de como o Governo da República, PS maioria absoluta trata com total desdém os habitantes ilhéus. Simplesmente chocante.
Não há qualquer razão válida, justificável ou plausível, para o Governo da República tomar esta chocante decisão.
Sim centenas de milhares de madeirenses tiveram de emigrar nas últimas décadas. Razões: falta de trabalho, educação e qualidade de vida.
Mas o arquipélago está-se a tornar mais produtivo, educado e positivo, com maior capacidade de produção. A palavra chave precisa “mão-de-obra”.
Quanto melhor criar programas incentivos, assistindo os madeirenses à volta do Mundo emigrados, que não estão a encontrar a vida com a sorte que planeavam, oferecer-lhes a oportunidade de voltarem a Casa com dignidade e respeito, contribuindo para a sociedade e comunidade que deixaram em anos difíceis.
Começando assim uma nova vida na sua terra natal com famílias e amigos.
Contribuindo para a economia do Arquipélago e Portugal.
Damião de Freitas