Mãos Luminosas
São mãos que matam e com elas provoca todo o mal aos outros, são mãos que incendeiam, estas fazem toda a maldade, são criminosas, mas estas mãos podiam ser usadas para fazer o bem e não o mal.
Portugal vem sendo atacado por esta praga que são os incendiários, reparem que não são incêndios normais, são incêndios provocados por pessoas contratadas, ou por outros, o que já se sabe, é que tanto o que manda é criminoso como o que executa, dá pena ver Portugal a arder dessa maneira.
Ainda há dias alguém me dizia que o culpado é o governo porque não ajuda na limpeza então o melhor é deixar mesmo arder, esta frase deixou-me bastante triste, contudo esse senhor em conversa comigo elogiou a prevenção contra os incêndios que usamos na Madeira, e que é um bom exemplo que deveria ser usado por todo o país.
Por exemplo temos torres de vigia, poços de ajuda em diversos locais, e sobretudo vigilantes da natureza, pois temos de preservar o que temos, poderá alguém pensar que para o governo é caro mas a prevenção é sempre mais barata que a tragédia, e para a nossa vida é mais saudável.
Investir na prevenção é uma decisão de pessoas inteligentes que sabem o que fazem e aprenderam com a tragédia, sim porque isso também nos ensina e nesse caso a Madeira vai sempre á frente.
Temos uma riqueza em água, mas para termos é preciso sempre uma manutenção, só vai água para o mar quando a mesma não é necessária e não podemos guardar mais, o que temos defendemos o melhor possível para que isso se mantenha intacto, as levadas, a laurissilva, e o nosso ambiente, e isso é que faz da nossa ilha um paraíso encantado, então siga o nosso exemplo.
No continente se tiverem vontade podem evitar os incêndios, apostando na prevenção, criando melhores acessos, poços de ajuda dispersos, torres de vigilância, e sobretudo vigilantes da natureza, e vão ver que o dinheiro investido na prevenção é sempre mais barato do que o da tragédia e o que ela nos vai custar.
Se querem ter uma vida saudável, viver com estabilidade, então comece agora a cuidar disso, nunca é tarde para começar, e guarde a água que poder, pois lembre-se que água nunca é demais mas se deixa ela ir para o mar, então vai ter custos elevados para recupera-la, a seca extrema assim o vai dizer.
Este artigo não está muito bem escrito mas olhando para a minha avançada idade, ainda vou escrevendo uma coisinha...
Juvenal Silva