Madeira

Universidade da Madeira participa em projecto de moda sustentável

None

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade esteve presente, em representação do Governo Regional, num convívio com os cerca de 50 professores e alunos madeirenses e estrangeiros, que integram o segundo workshop no âmbito do projecto 'SFES - Sustainability Fashion Employability Skills', que decorre na Universidade da Madeira. 

Na ocasião, a governante elogiou “o espírito empreendedor e a originalidade do projecto".

Este projecto é uma forma, não só de promover a nossa Região no exterior, através dos estudantes e profissionais que nos visitam, oriundos de vários países, e se tornam embaixadores, como também de divulgar a nossa indústria, como é o caso do bordado Madeira, que assume um papel cada vez mais relevante na moda internacional. Por isso mesmo, os estudantes, acompanhados pelo coordenador Pedro Correia, visitaram também uma reconhecida empresa de bordado Madeira e o IVBAM.

A sessão de abertura do segundo workshop, que decorre até amanhã, teve lugar na passada terça-feira, 20 de Setembro, no Auditório da Reitoria da UMa, no Edifício do Colégio dos Jesuítas. O projecto possibilita aos participantes, - estudantes, docentes e profissionais da indústria da moda, - discutir e partilhar experiências, bem como participar em actividades sustentáveis relacionadas com os produtores de vinho, sector do bordado, turismo, e outras indústrias de relevância regional. 

O SFES é um projecto de investigação europeu financiado pelo programa Erasmus+, que tem como objectivo garantir que os novos talentos da indústria da moda tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para defender a sustentabilidade nas empresas.

O projecto, com início em 2020, tem a duração de três anos e envolve cinco parceiros académicos (Glasgow Caledonian University, Universidade da Madeira, Centro Universitario Villanueva, Universidad Politecnica de Valencia, Edhec Business School, de França) e dois parceiros da indústria da moda (Harris Tweed, TENDAM - Grupo Cortefiel), também presentes no Funchal.

Na Universidade da Madeira, o projecto é coordenado pelo professor doutor Pedro Correia, Docente do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais.