Madeira

PSD propõe voto de congratulação a vencedores de concurso europeu para jovens cientistas

None

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação aos alunos - Lucas Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira - da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, pela conquista do concurso 'European Union Contest for Young Scientists'. Os jovens madeirenses apresentaram um projecto de "utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”.

"Esta distinção, que orgulha a Região e o país, é a prova de que as políticas de educação implementadas nas nossas ilhas dão bons frutos e que a concertação e articulação entre instituições demonstra a qualidade dos nossos estudantes", destacam os social-democratas.

Este concurso, promovido pela União Europeia, contemplou trabalhos de várias áreas, nomeadamente: das áreas da ciência como Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação, Química e Física, e decorreu em Leiden, na Holanda.

Lucas Dória e José Vieira terão, agora, a oportunidade de participar num programa promovido pela Circular Bio-Based Europe, que incluirá visitas à Bélgica e à França, depois do seu projecto, orientado pelas professoras Ângela Morais e Nereida Cordeiro (da Universidade da Madeira, que deu apoio científico).

O trabalho defende o desenvolvimento de um bio filtro feito a partir do pseudocaule da bananeira, para remover os microplásticos das águas contaminadas, e foi selecionado previamente, de entre um total de 65 mil participantes de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, tendo sido levado a concurso pelos jovens cientistas de Santana.