‘Para lá das aparências’ na Casa da Cultura de Câmara de Lobos
A Casa da Cultura de Câmara de Lobos, acolhe, de 26 a 28 de Setembro, a exposição 'Para Lá das Aparências', que homenageia as vítimas judaicas do Holocausto. A inauguração está marcada para as 19h30 da próxima segunda-feira.
Com imagens pertencem ao museu Yad Vashem, Memorial Ofice de Israel, a exposição 'Para lá das Aparências', presta homenagem às vítimas judaicas do Holocausto retratando a vida deste povo desde o período imediatamente anterior ao início da II Guerra Mundial, até ao fim da mesma.
As várias fotografias demonstram diferentes realidades, como o nazismo, os guetos, as deportações, os campos de concentração, a “solução final”, a libertação e o regresso à vida. Integrada nesta iniciativa estará também patente uma mostra de livros que fornecem informações detalhadas e de extrema relevância sobre o Holocausto.
Esta exposição surge de uma parceria, que já se iniciou no ano lectivo de 2020/21, entre os Cursos EFA da Escola dos 2º e 3º Ciclos da Torre e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, indo ao encontro do Programa Nacional Nunca Esquecer, instituído em Junho de 2020, pela Presidência do Conselho de Ministros, em torno da memória do Holocausto e para a promoção dos direitos humanos.
Criado no ano do 75.º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas e dos Julgamentos de Nuremberga e assinalando os 80 anos sobre o salvamento de milhares de pessoas por Aristides de Sousa Mendes, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus., o programa evoca a memória do extermínio de milhões de judeus e a perseguição e morte de milhares de outras vítimas do regime nazi.
"Em estreita aliança com diferentes instituições o Programa Nunca Esquecer promove acções destinadas a consolidar o conhecimento e a investigação, a apoiar a educação e formação, a promover o reconhecimento e homenagem a vítimas e salvadores portugueses, bem como a informar e a sensibilizar a opinião pública", salienta a organziação.
Neste seguimento, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, através dos cursos EFA e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos decidiram unir-se e desenvolver, no concelho de Câmara de Lobos, desde 2020, um conjunto de actividades variadas sobre esta temática. Destaque para as palestras com Esther Muznick e António Moncada Sousa Mendes e a visualização de filmes sobre a II Guerra Mundial e o Holocausto.
Além da exposição 'Para além das aparências', ao longo dos meses de Setembro e Outubro serão dinamizadas várias actividades paralelas. desde: a visualização de filmes, sessões de leitura, palestras para diferentes públicos e uma ação de formação para docentes, orientada por Ricardo Presumido, vice-presidente da Memoshoá.
Durante o presente ano lectivo outras actividades serão realizadas, com o apoio da Memoshoá, da APEFA – Madeira, do Plano Nacional de Cinema, do Plano Nacional de Leitura, do Projecto Aprender com o Cinema e de outras instituições regionais, nacionais e internacionais.