Porto Santo no plano internacional da cultura
Terminou esta terça-feira, 20 de Setembro, a conferência internacional intitulada 'As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano', que decorreu nos últimos dois dias no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.
No encerramento da iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Graça Alves, em representação do Governo Regional da Madeira, fez um balanço positivo: “Foram dois dias de trabalho extraordinário, em que se debateu a importância das ilhas como estávamos a prever e superou as nossas expectativas”.
“O importante era pensarmos nas ilhas que fazem a união e conseguem construir um mundo global”, disse a directora regional da cultura, salientando que “Fernão de Magalhães é o exemplo e que nos faz entender a redondez do mundo”.
Graça Alves frisou que a “mundialização esteve presente na conferência", e que foram dois dias "com muita participação do público".
"Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo foi sempre enchendo, as pessoas iam chegando e acho que neste momento, e por este motivo cultural, o Porto Santo está colocado no centro do mundo cultural, porque toda a conferencia foi transmitida para tudo mundo”.
José Marques presidente da estrutura de missão do V Centenário da primeira Circum-Navegação, destacou que o evento cultural internacional “foi óptimo", admitindo ser uma "honra" estar presente no Porto Santo.
A conferência foi para José Marques “um excelente momento de partilha, um excelente momento de interacção, um legado de toda esta expansão marítima e de toda a sua história”.
A iniciativa decorreu no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e é organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.