Deputada saúda abertura de Lisboa para incluir estudantes madeirenses na gratuitidade dos passes
Sara Madruga da Costa considera “uma excelente notícia para os estudantes madeirenses e para as suas famílias” a abertura da Câmara Municipal de Lisboa para rever as regras de atribuição dos passes gratuitos para os universitários, por forma a incluir e a abranger os alunos oriundos da Região.
“Saudamos a abertura da Câmara Municipal de Lisboa para rever as regras e incluir os nossos estudantes nos passes gratuitos e aquilo que esperamos agora é que o Governo da República faça o seu trabalho e que os Madeirenses a estudar noutras partes do continente também possam beneficiar dessa gratuitidade nos transportes”, afirmou.
A deputada eleita pelo PSD/Madeira à Assembleia da República sublinha a importância da “frente insular” estabelecida com os Açores também neste processo.
"O nosso trabalho conjunto com os Açores na Assembleia da República está a dar frutos no sentido da correção desta injustiça com os nossos estudantes universitários e com as suas famílias, que actualmente têm de despender quantias cada vez mais avultadas para que possam prosseguir os seus estudos no continente”, disse, frisando que as condições económicas e o elevado custo de vida “não podem constituir um impedimento para que os estudantes prossigam com os seus sonhos e com os seus estudos universitários, cabendo ao Governo da República assegurar as condições essenciais para os estudantes e o financiamento adequado às Universidades”.
Sara Madruga da Costa apresentou, na Assembleia da República, um projecto de resolução conjunto com os Açores para que os estudantes universitários madeirenses e açorianos possam beneficiar do passe gratuito no continente.
O PSD refere que a Câmara Municipal de Lisboa concede desde Setembro a gratuitidade do transporte público a estudantes do ensino superior até aos vinte e três anos com residência fiscal em Lisboa, o que exclui a maioria dos estudantes madeirenses com morada fiscal na Região.