Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

10 Dicas sobre a limpeza do dia-a-dia

É importante praticarmos hábitos de limpeza seguros, não só para nossa proteção como também para o meio ambiente.

None Ver Galeria

Limpar e desinfetar regularmente a nossa casa e local de trabalho evita complicações na nossa saúde e contaminações na nossa casa.

Atente a algumas dicas para realizar um processo de limpeza mais eficaz:

1.  Não exagere na quantidade de produto.

Além de desperdiçar produto, a limpeza não será eficaz. Principalmente nas máquinas de roupa ou de loiça, o excesso de produto só vai fazer com que este se acumule e a sua roupa ou loiça ficará com vestígios de detergente. O excesso de produto é também um dos maiores motivos pelos quais as máquinas  avariam.

2.  Misturar produtos de limpeza.

A mistura de produtos pode aniquilar a eficácia da limpeza, pois os reagentes químicos acabam por se destruir quando misturados com outros tensioativos não testados. Além disso, a mistura de componentes químicos podem formar gases tóxicos, o que pode levar a intoxicações e até mesmo a explosões!

3.  Não ler as instruções do rótulo.

Muito tempo, dinheiro e pesquisa foram dedicados ao desenvolvimento dos produtos de limpeza. Neste processo, os fabricantes descobriram a melhor maneira de usar o produto e colocaram essas instruções diretamente na embalagem para as seguirmos. Respeite as diluições indicadas pelo fabricante em cada situação descrita no rótulo e cumpra sempre com as instruções de segurança.

4.  Pulverizar o produto diretamente nas superfícies.

Apesar de funcionar em algumas superfícies, nem sempre é a maneira mais segura (ou mais eficaz) de limpar. Devemos pulverizar sempre o produto de limpeza num pano de microfibras, limpar a superfície e depois utilizar um pano seco para tirar o excesso de líquido.

5.  Produtos mais viscosos não funcionam melhor.

O agente responsável pela ação dos produtos é um tensioativo, coadjuvante ou ativo, que fazem parte da composição do químico. Quanto mais viscoso for o produto, mais água e esforço para removê-lo. Opte pelos produtos concentrados, pois rendem mais tempo. Menos ação humana, mais tempo para si!

6.  A lixívia não é um produto de limpeza.

A lixívia é um excelente desinfetante, excelente para eliminar bactérias e manchas, mas não limpa. Lembre-se também que, a lixívia é um dos produtos químicos mais tóxicos para o meio ambiente, pelo que e se for possível, opte por um produto que faça 2 em 1: lave e desinfete!

7.  Qualquer álcool é um excelente desinfetante?

O álcool é, efetivamente, um excelente desinfetante, mas tenha atenção à percentagem. O álcool a 96% tem tanta percentagem de álcool que vai evaporar antes do tempo, não tendo a duração suficiente para matar os germes, bactérias e vírus. O álcool a 70% é muito eficaz para matar germes e bactérias das mãos, mas quando aplicado em superfícies, pode causar danos, uma vez que é corrosivo! Caso queira limpar superfícies com álcool, prefira produtos com uma percentagem mais baixa, como 30% ou 40%, para não se arrepender depois.

8.  O jornal não é o melhor acessório para limpar vidros e espelhos.

O jornal não é nada indicado para limpeza de vidros. Além de não retirar o pó e a gordura, o jornal pode ser responsável por arranhões na superfície nos vidros. Escolha um bom pano microfibras que não liberte pelos.

9.  Não deve limpar com movimentos de polir.

Embora este tipo de movimento seja ótimo para o polimento de superfícies, durante a limpeza o resultado é mover a sujidade de um lado para outro. Se limpar em padrão “S” - da esquerda para a direita, de cima para baixo, verá que a sujidade ou o pó acompanham o movimento da sua mão até ao final da superfície.

10.   Limpe o material de limpeza.

Muitos de nós esquecemos que o material e equipamentos de limpeza também precisam de ser limpos e ter uma manutenção adequada, ou então transformam-se em terreno fértil para bactérias e serão vetores de propagação de germes e outros agentes patogénicos.

Biosoluções® incentiva o uso de produtos de limpeza concentrados e a reutilização das embalagens, visando a manutenção e a preservação da natureza.

Podemos ajudá-lo a desenvolver um programa de limpeza eficaz e recomendar os melhores produtos, processos e formação para suas instalações.

Solicite um orçamento gratuito connosco e enviamos um dos nossos gestores de clientes até o vosso estabelecimento para maiores esclarecimentos e apresentação de amostras.

Fazemos um diagnóstico gratuito às suas necessidades e apresentamos-lhe uma proposta de acordo com o que precisa, sem compromissos.

Contacte-nos para uma maior rentabilidade nas limpezas em segurança, sem riscos para a saúde e para o meio ambiente!

 291 930 500

 [email protected]

 Visite a nossa página de Facebook e LinkedIn.

Grupo Extermínio®  – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!