Está à vista
Quem ainda não viu ou percebeu que Putin está a protelar a invasão ucraniana à espera que chegue o inverno, anda muito distraído ou tem a opinião que lhe é posta à frente pela comunicação social.
O chamado “General Inverno” é o maior e mais poderoso comandante, que ganha sempre as batalhas e guerras. A História conta-nos o que aconteceu a todos aqueles que tentaram vencê-lo e foram sempre derrotados.
Putin sabe que a tão referida e apregoada unidade ocidental esboroar-se-á quando o frio chegar e os povos deixarem de ter o seu conforto. A desenvolvida e próspera indústria alemã e a de outros países, por falta de energia para laborar, vão entrar em sérias dificuldades, algumas empresas fecharão ou reduzirão a sua produção e inexoravelmente o desemprego aumentará.
Mas toda esta previsível catástrofe tem responsáveis. Os Estados e os Industriais que foram atrás do baixo preço da energia russa, são os grandes culpados. “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”, escreveu Shakespeare no texto da peça teatral “ O Mercador de Veneza”
Mas tudo isto não perdoa, nem justifica a invasão bárbara e abusiva da Rússia, que agrediu, desprezando a Soberania da Ucrânia
Jorge Esmeraldo de Freitas