PSP da Madeira dá início à operação 'Escola Segura'
Ano lectivo 2022/2023 arranca entre 6 a 9 de Setembro para o ensino básico e entre 12 a 15 de Setembro para o ensino secundário
A Polícia de Segurança Pública da Madeira vai dar início a 6 de Setembro à operação 'Escola Segura', que visa garantir a segurança de toda a comunidade escolar, informou esta sexta-feira, 2 de Setembro, o Comando Regional da Madeira.
O Comando Regional da Madeira destaca que dedicará "especial atenção à segurança dos estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativos e do respectivo pessoal docente e não docente e todos os seus alunos".
No âmbito do programa 'Escola Segura' a PSP "dispõe de policias especificamente formados para concretizar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, permitindo, entre outras vantagens, sinalizar e intervir precocemente em situações de violência doméstica e maus-tratos a menores, mas também de bullying".
Neste ano lectivo a PSP considera de maior relevo realizar diversas acções de sensibilização, de prevenção e de fiscalização.
Os principais desafios para o ano lectivo de 2022/2023 prendem-se com a tolerância zero do Comando Regional da Madeira sobre: "Venda de bebidas alcoólicas a menores e respectivo consumo; diminuição do cometimento de crimes junto e dentro da comunidade escolar; maior acção no combate ao tráfico e consumo de estupefacientes; mais visibilidade policial; maior interacção entre a comunidade escolar e a PSP".
A PSP sugere o uso do e-mail [email protected] para denúncia de crimes em contexto escolar, esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas e agendamento de acções de sensibilização.