“A transformação digital vai ter muito impacto na saúde" disse Pedro Ramos
O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, na visita ao stand 'Madeira Digital Health and Wellbeing', localizado na Praça do Povo, apresentou um novo projecto de extensão na área da transformação digital na RAM 'Digital Skills 4 Health'.
A transformação digital é uma realidade na vida comunitária e terá muito impacto na área da saúde, vamos continuar a usá-la no sentido de humanizar ainda mais toda a nossa prestação assistencial na área da saúde, vamos estar mais próximos do doente, embora à distância." Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.
Pedro Ramos fez ainda um ponto de situação sobre o processo que engloba quatro projectos europeus que têm dois anos de evolução na Região.
A transformação digital vai ter muito impacto na saúde, é um processo que ainda estamos num período de transição e com a chegada do novo hospital, a Madeira tem cinco anos para consolidar todo este processo da transformação digital e de introdução da digitalização na área da saúde." Pedro Ramos.
A acompanhar o secretário regional da Saúde estiveram os dirigentes da saúde e o coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) e coordenador do projecto ICU4COVID, Ricardo Jardim Gonçalves.
O coordenador do ICU4COVID fez um balanço positivos dos projectos na Região: "Estamos a conseguir mobilizar grande parte dos cidadãos da região a poderem colaborar e contribuir para a área da saúde digital".
Sublinhou também que "há uma grande satisfação" por parte dos representantes da Comissão Europeia que supervisionam os projectos: "Existe uma grande satisfação porque todas as métricas que têm sido planeadas estão a ser alcançadas e eram metas bastantes ambiciosas”.
Ricardo Jardim Gonçalves disse ainda que, na sequência dos bons resultados alcançados, e a pedido da Comissão Europeia, será organizado na RAM, na última semana de Outubro, o Summit para a transição digital 'Madeira's Digital Transformation Summit', que irá abarcar as diversas áreas e reunir “especialistas e representantes de alto nível da Comissão que estão a trabalhar nas políticas de transição digital”.
A iniciativa Madeira Digital Health and Wellbeing, até à data, já atingiu 550 inscritos na plataforma Smart4Health, 77 na plataforma SmartBear, e 1.669 treinos efectuados no equipamento MedX.
Andreia Pimenta, coordenadora local dos projectos, acompanhou, também, a visita ao stand, assim como, o presidente do IASAÚDE, Bruno Freitas, Pedro Gouveia, vice-presidente do SESARAM e a directora da área virtual da Universidade de Tel Aviv e responsável pela área de comunicação do projecto ICU4COVID, Tal Soffer, que se encontra na Região para recolher informação sobre a implementação dos projectos.