Madeira

Porto Santo debate a importância da primeira viagem Circum-Navegação

None

O Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo recebe, hoje e amanhã, a conferência internacional 'As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima De Porto Santo ao Planeta Oceano'.

Na sessão de abertura desta manhã, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, disse “falar dos descobrimentos e trazer um evento internacional ao Porto Santo é trazê-lo ao berço dos descobrimentos”.

“Quando se festejam os descobrimentos festejamos a expansão de Portugal no mundo, uma abertura que foi feita através de um desafio a homens onde imperou a sua coragem” Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo

Nuno Batista disse ainda na cerimónia de abertura: “Estamos hoje para festejar o conhecimento e aquela que é singularidade de um povo, que quer igualmente ocupar o seu espaço em território nacional”.

José Marques, presidente da estrutura de missão do V centenário Primeira Circum-Navegação, disse que este evento “como as dobradiças que permitiram gerar as dinâmicas necessárias do passado, e que se desenvolveram através do oceano, por um meio que todos nos liga, as correntes culturais e económicas, são génese da globalização”.

Esta conferência vai permitir, segundo José Marques, “um leque de oradores para nos ajudarem a perceber precisamente o papel das ilhas atlânticas na expansão marítima portuguesa e espanhola a partir do século XIV”.

Vai permitir também “trazer a debate uma perspectiva plural e abrangente e em diferentes domínios uma viagem de conhecimento precisamente a partir da ilha do Porto Santo para o planeta oceânico”.

Os trabalhos decorrem esta segunda e terça-feira, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo. Na sessão de encerramento está prevista a presença do secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.