Grupo Folclórico de Gaula celebra aniversário
Foi a 16 de Setembro de 1978 que surgiu o Grupo Folclórico de Gaula, constituído por um grupo de jovens da paróquia incentivados pelo padre Alfredo Aires de Freitas, com a finalidade de animar a festa da padroeira daquele ano.
Atendendo ao enorme sucesso, foi proposto a continuidade do grupo e sob orientação de Luís da Paixão Fernandes.
Em 1987 integra-se na Casa do Povo de Gaula, passando a designar-se Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula até à actualidade.
Composto por 45 elementos, de diversas faixas etárias, o grupo é orientado desde 2014 por Manuel Sena.
O seu principal objectivo grupo é preservar e divulgar a cultura da terra que o viu nascer – Gaula.
Desde a tomada de posse da última direcção em 2014 o grupo destaca a intensa actividade que tem vindo a desenvolver, destacando a edição de 2 trabalhos discográficos, realização de diversos intercâmbios culturais com Grupos do continente português e Açores, realização da primeira digressão internacional que aconteceu em 2019 com a representação da Madeira na Hungria, participação em dezenas de certames e festivais de folclore a nível regional, intensa pesquisa e requalificação do modo de trajar e a realização do 'Baila que Baila' – Festival de Folclore de Gaula desde 2018.
O grupo vai celebrar o seu aniversário no próximo domingo no âmbito da Festa da sua padroeira – Nossa Senhora da Luz, onde irá participar na eucaristia e procissão e às 19h irá realizar uma actuação na festa e após a mesma será o corte do bolo de aniversário.