Protecção Civil elabora novo documento sobre avaliação de riscos na RAM
O Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM através da Divisão de Análise de Riscos e Ordenamento do Território, está a elaborar um novo documento sobre a Avaliação Regional de Riscos.
Num comunicado enviado à comunicação social, esta tarde, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, refere que o acesso " à informação sobre os riscos a que os cidadãos estão sujeitos, em cada área do território, é, uma ferramenta essencial para garantir a sensibilização da população em matéria de autoprotecção e, assim, promover uma melhor aplicação do princípio da precaução, contribuindo para a adopção de medidas de diminuição do risco de acidente grave ou catástrofe".
Do antecedente, esta Avaliação era parte integrante Plano Regional de Emergência de Protecção Civil, encontrando-se nos seus conteúdos reservados, com base nas disposições em vigor à data. Presentemente, esta matéria encontra-se abordada no referido Plano de forma simplificada, passando a Avaliação de Risco a constituir-se como um documento necessariamente autónomo, de caracter preventivo e estruturante. Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.
O documento que será disponibilizado publicamente, "deverá identificar e caracterizar os perigos de génese natural, tecnológica e mista, suscetíveis de afectar o território da RAM, tendo em consideração, para os riscos aplicáveis, o impacto das alterações climáticas e os cenários daí decorrentes, com indicação das tendências para agravamento ou atenuação dos riscos".
Estas identificações e caracterizações terão como referência as "análises de risco efectuadas de âmbito municipal, bem como as contidas nos instrumentos de gestão territorial, pelo que, o SRPC, IP-RAM irá solicitar a colaboração dos municípios e outras entidades, com competência no avaliação e monitorização de riscos", conclui o comunicado.