5 Sentidos

Documentário 'Acácia Sensitiva' aborda inclusão através da arte

None

O Centro Cultural John dos Passos serviu de palco para a apresentação pública do documentário 'Acácia Sensitiva', de Tânia Teixeira.

Este documentário nasceu na sequência do projecto multidisciplinar 'O Sol Marca a Sombra', promovido pela Fundação Cecília Zino e inspirado no 'Grande Herbário de Sombras', da artista madeirense Lourdes Castro. 

Nos últimos dois anos foram desenvolvidas várias oficinas e actividades artísticas com crianças e jovens de casas de acolhimento e duas escolas públicas da Região, que culminaram num trabalho de inclusão pela arte.

A secretária regional de Inclusão e Cidadania, Rita Andrade esteve, em representação do Governo na estreia, e aproveitou o momento para elogiar a Fundação Cecília Zino e todos os que participaram no projecto.

É um documentário que trata e fala de mudança, de oportunidades e, essencialmente, fala de pessoas. A inclusão através da arte é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento destas crianças e jovens. Por esse motivo, quero dar os parabéns à instituição pelo trabalho relevante que desenvolvem, na promoção da igualdade, do conhecimento e por posicionarem os jovens num patamar importante, através da participação nestas atividades. É um documentário mobilizador, catalisador e agregador, saímos daqui mais ricos. Um bem haja pelo trabalho que realizaram." Rita Andrade.

Houve ainda espaço para um debate sobre crianças e jovens em risco que vivem em estruturas de acolhimento e a importância da sua inclusão através da arte.