Casos do dia

Nadadores-salvadores, médica e bombeiros na praia determinantes no salvamento de vítima de afogamento em Machico

Vítima de 74 anos recuperou consciência no areal após ser-lhe ministrado oxigénio

None
foto: arquivo/OD

Doença súbita terá sido a causa provável do afogamento de uma cidadã de 74 anos, ocorrido esta manhã (pouco depois das 10 horas) na praia de areia de Machico. A rápida intervenção dos nadadores-salvadores no resgate aquático, e de uma médica que se encontrava na praia, assim como, de dois bombeiros, terá sido determinante em reverter a situação ainda no areal.

Eram 10h11 quando um grupo de três banhistas gritou a alertar os nadadores-salvadores desta praia vigiada para a presença de banhista “que aparentava estar inconsciente na água em posição de medusa” refere o relatório de incidente a que o DIÁRIO teve acesso. A vítima que se encontrava em zona com pé, foi prontamente colocada pelos nadadores-salvadores com as suas vias aéreas fora de água e trazida até terra “inconsciente, cianosada e com muita espuma nas vias aéreas”. Apresentava sinais vitais, nomeadamente respiração agónica e pulso fraco, e foi já com a supervisão da médica de Medicina Geral e Familiar que foi administrado oxigénio e inserido um tubo de guedel, enquanto a vítima era mantida em posição lateral de segurança, onde começou a recuperar a consciência, passando a responder aos estímulos sensoriais, com movimentação da cabeça. Entretanto chegou uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico, que recebeu o alerta pelas 10h17, seguida a Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), que deram continuidade aos cuidados dentro da ambulância.

De acordo com o marido – que não se apercebeu imediatamente da situação, mesmo estando perto dela – a mulher esteve a nadar durante algum tempo, tendo inclusive chegado ao balizamento antes do colapso.  A vítima, que tem historial de diabetes, doenças cardiovasculares e outras morbilidades, acabaria por ser transportada, consciente, às urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo