Casa do Povo do Monte assinalou 23 anos de existência
As comemorações decorreram no Largo da Fonte durante a tarde desta sexta-feira
O Largo da Fonte serviu de palco para acolher as comemorações do 23.º aniversário da Casa do Povo do Monte, no final da tarde desta sexta-feira.
As comemorações prolongaram-se pela noite dentro, com uma noite de fados, à qual a plateia assistiu nos tradicionais carros de cesto a cargo de Octávio Freitas.
Entre amigos, sócios e entidades, estiveram no local mais de uma centena de pessoas para comemorar o aniversário desta instituição.
O presidente da Casa do Povo do Monte, José Manuel Caires, não deixou de referir que "a Casa do Povo está viva e recomenda-se", aproveitando a ocasião para agradecer ao Governo Regional pelo apoio na aquisição de uma carrinha de nove lugares, que permitiu "facilitar o transporte da população para as actividades da instituição, para o centro e outras necessidades".
Por este mesmo motivo, quero agradecer ao Governo Regional por ouvir e acompanhar os anseios das Casas do Povo, que são também os anseios da população local." José Manuel Caires, presidente da Casa do Povo do Monte.
Já a secretária regional de Inclusão e Cidadania, Rita Andrade, enalteceu a "fibra, raça e dedicação" desta instituição, pois tem desenvolvido ao longo do ano inúmeras actividades e está sempre "na linha da frente", quando se trata de apoiar a população local.
A Casa do Povo do Monte foi parceira do Governo Regional na gestão do Fundo de Apoio Regional às Organizações Locais (FAROL), em contexto de pandemia e é, actualmente, entidade parceira do Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social (PROAGES), criado com o objectivo de apoiar as famílias com baixos rendimentos, numa fase pós pandemia.
Nas comemorações, ainda houve uma homenagem de José Manuel Caires a três personalidades da freguesia, pela dedicação à instituição, nomeadamente: Manuel Sousa, Manuel Gama e Heliodora Gomes.
No local ainda estiveram presentes a presidente da Junta de Freguesia do Monte, Idalina Vasconcelos, e a directora regional da Cidadania e Assuntos Sociais, Graça Moniz.