Mundo

Dois palestinianos morreram durante confrontos na Cisjordânia

Foto EPA/ALAA BADARNEH
Foto EPA/ALAA BADARNEH

Dois palestinianos morreram hoje em confronto com as forças israelitas em duas localidades diferentes da Cisjordânia ocupada, indicou a agência Wafa, que cita fontes oficiais. 

Um palestiniano foi morto pelas forças israelitas em al-Bireh, cidade vizinha de Ramallah, e outro durante confrontos em Naplouse.

As primeiras informações foram confirmadas pelo ministro da Saúde palestiniano citado pela agência Wafa.

Um dos mortos foi identificado como sendo Yazan Yafana, 26 anos, que não resistiu aos disparos que o atingiram no coração durante confrontos com o Exército israelita na cidade de Al Bireh. 

De acordo com a agência de notícias oficial palestiniana Wafa, os soldados de Israel estavam a realizar buscas em várias casas da zona. 

A outra vítima, Samer Khaled, 25 anos, foi atingido durante confrontos no campo de refugiados de Balata, após a entrada das forças israelitas que efetuaram várias detenções.

Khaled não resistiu aos ferimentos.  

O Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano condenou a morte dos dois homens e acusou Israel de "crimes" cometidos "deliberadamente e com premeditação" e que antecedem as eleições de 01 de novembro.

Na Cisjordânia, entre março e abril vários ataques cometidos por árabes israelitas e palestinianos fizeram 18 mortos fazendo aumentar o número de rusgas que se repetem todas as semanas sendo que em alguns locais ocorrem diariamente.  

Desde o início do ano, 85 palestinianos morreram após terem sido atingidos por disparos das forças israelitas em distintos incidentes na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Por outro lado, os recentes confrontos entre Israel e Jhiade Islâmica em Gaza fizeram aumentar para 140 o número de palestinianos mortos desde o princípio do ano.