Centro Interpretativo 'Ecos Machico' já recebeu mais de 6.400 visitas
O Centro Interpretativo Ecos Machico (CIEM) abriu o espaço há um ano, contando com mais de 6.400 visitas.
Este centro dedica-se ao desenvolvimento e sustentabilidade territorial do concelho, com as valências de investigação, valorização e promoção do Património Natural e Cultural dos Ecossítios.
O CIEM, com porta aberta, desde Agosto de 2021, disponibiliza novos recursos e serviços centrados numa estratégia de marketing territorial voltada para a divulgação do património do concelho.
Entre a acções de sensibilização, visitantes e outras participações, o centro já promoveu mais de 31 acções informativas e/ou didácticas para os diferentes públicos-alvo.
Com o objectivo de celebrar este 1.º aniversário, a equipa do 'Ecos Machico' promoveu uma acção de divulgação sobre os Ecossítios na praia Banda D'Além, sensibilizando para a importância da sua preservação e distribuindo aos banhistas alguns materiais informativos, brindes e jogos didácticos sobre a biodiversidade, geodiversidade e ecossítios.
O Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Machico e a Europe Direct Madeira, marcaram presença dando a conhecer, o trabalho desenvolvido a nível concelhio e europeu, em prol da sustentabilidade,
O projecto 'Ecos Machico' já nomeou 28 ecossítios, tendo actualmente 17 sítios de interesse em análise a aguardar uma possível nomeação. São, na sua maioria, sítios de interesse para a geodiversidade, sítios de biodiversidade, pontos panorâmicos e sítios de interesse histórico-cultural do concelho de Machico.
Está ainda previsto o lançamento de um documentário, este ano, dedicado ao património natural e cultural do concelho, com filmagens a iniciar brevemente.
Este é um projecto financiado por fundos europeus, através do programa PRODERAM, a decorrer no concelho de Machico, desde Janeiro de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Machico e a Associação Insular de Geografia.