Artigos

Mostra Regional do Figo, Tabaibo e Mel

E lembrem-se que entre os dias 17 e 20 de Agosto todos os caminhos vão dar à Fajã da Ovelha

Durante alguns anos a Fajã da Ovelha realizou a Festa do Figo e do Tabaibo no adro da igreja desta Freguesia. Depois de dois anos sem a realização de qualquer evento, por causa da pandemia, o evento foi reformulado de forma a ter uma abrangência maior e cumprir a sua finalidade que é dar a oportunidade efetiva aos produtores de apresentarem os seus produtos, mas também de perceberem as potencialidades e apoios.

A Casa do Povo da Fajã da Ovelha realiza assim um conjunto de iniciativas no âmbito da Mostra Regional do Figo e do Tabaibo e Mel que vai desde conferências temáticas na Sede da Casa do Povo desta Freguesia e visitas a explorações nos dias 17, 18 e 19 agosto e a Feira dos Produtores com expositores e shows de culinária, bem como interpretações de grupos culturais nos dias 19 e 20 deste mês, no Campo Polidesportivo, junto à Igreja da Fajã da Ovelha.

Para quem pensa que este tipo de eventos é uma desculpa para “comes e bebes”, não podia estar mais enganado e a festa é que é apenas um acessório de promoção.

Com orgulho, teremos a presença do Presidente da Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses, um madeirense e produtor de sucesso em terras lusas, as Associações e Cooperativas Regionais de Jovens Agricultores e Apicultores, e técnicos e representantes da Secretaria Regional da Agricultura e do Engenho da Calheta, que darão o seu testemunho e irão ajudar todos aqueles que se interessam por estes produtos.

A cultura Madeirense estará representada com um alinhamento de grupos tradicionais, não só da Calheta como um pouco de toda a ilha, a par de outros artistas, que irão abrilhantar todo o evento.

Assim, esta iniciativa para além de enaltecer os nossos agricultores e produtores pela ação progressiva e dinamizadora da nossa comunidade, tem como intuito dar oportunidade para a divulgação da Região e em particular da Freguesia e acentuar aquilo que tem para oferecer, reforçando o papel crucial na preservação e valorização dos costumes e tradições. Este evento de homenagem aos produtos característicos da Região e em particular da Calheta e Fajã da Ovelha, prevê a sensibilização dos produtores para a produção, exposição e venda com o objetivo não só de escoar os seus produtos mas também de promover ainda mais a produção, resultando no crescimento de uma mais valia económica e social para toda a Região. Com esse intuito serão assinados protocolos com instituições Regionais e Nacionais, que irão permitir prestar mais apoio aos produtores no acesso à informação. As várias atividades didáticas, a forma como o programa está construído, a divulgação e material produzido, visam, igualmente, captar mais visitantes através da valorização do património rural. Sendo uma mostra Regional, este evento apresenta-se como uma montra do que se faz por toda a Região, no âmbito destas produções.

As Casas do Povo assumem assim, com a realização destes eventos, o seu cariz de desenvolvimento Rural e Cultural tão importantes para a preservação do que temos de mais genuíno.

E lembrem-se que entre os dias 17 e 20 de Agosto todos os caminhos vão dar à Fajã da Ovelha.