Associação de Compartes Ilha Autêntica celebra XXII aniversário
A Associação de Compartes Ilha Autêntica celebra segunda-feira, 8 de Agosto, a partir das 12h30, na Casa de Abrigo Ruivo, o seu XXII aniversário.
A comemoração terá a seguinte programação: às 12h30 serão recebidos os convidados pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana; às 13 horas será o almoço convívio (espetada regional); sessão comemorativa presidida pelo presidente do conselho directivo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, em representação do Governo Regional da Madeira, seguida de entrega de troféu simbólico às entidades e aos funcionários da Associação; entoação dos Parabéns e corte do bolo e termina com a actuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.
Associação de Compartes Ilha Autêntica
A Associação de Compartes Ilha Autêntica é uma instituição privada de base associativa, popularmente conhecida por Associação Serras da Ilha, foi constituída no dia 8 de Agosto de 2000, no cartório Notarial de Santana, pelos membros fundadores Manuel Marques de Gouveia, Manuel de Assunção Marques Pedro, Manuel de Jesus Vieira, Manuel Isidro Marques da Silva e Lourenço Marques Caldeira da Silva com a denominação de 'Associação de Criadores de Gado da Freguesia da Ilha'. Todos eles ligados à pastorícia.
A 19 de Julho de 2018, foi publicado no jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira que foi aprovada em Conselho de Governo Regional, a Utilidade Pública da Associação.
A Associação tem por objecto social a preservação sustentada do território, em que a intervenção vai ao encontro da melhoria de vida das pessoas, das empresas, do território e da preservação dos pressupostos que se entende de valor acrescentado, para a freguesia da Ilha, para o concelho de Santana e para toda a envolvência regional.
Promoveu a abertura da Casa de Abrigo do Pico Ruivo; adquiriram e arrendaram terrenos na freguesia da Ilha para exploração agrícola; promoveram à manutenção do espaço de agropecuária do Parque Temático da Madeira, através de protocolo com as Sociedades de Desenvolvimento do Norte da Madeira e a Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e promoveram a abertura de uma loja comercial denominada Mercear´ILHA, situada em Santana. Todas estas valências têm como propósito a criação de oportunidades de emprego para a fixação de pessoas no concelho, bem como a manutenção e preservação da cultura e ruralidade.