Coronavírus Madeira

Sara Cerdas questiona falta de transparência na aquisição de vacinas covid

None

A eurodeputada Sara Cerdas questionou a directora-geral para a Saúde e Segurança (DG SANTE), Sandra Gallina, sobre a falta de transparência que existe na aquisição de vacinas contra a covid, durante uma audição que decorreu ontem no Parlamento Europeu.

Quanto é que a União Europeia e os Estados-membros pagaram até à data pelas doses de vacina? Quanto é que foi pago sob a forma de pagamentos antecipados?" Sara Cerdas. 

As questões colocadas pela eurodeputada em sede de comissão especial covid ficaram sem resposta por arte da responsável.

Sara Cerdas considera que os procedimentos de aquisição conjunta iniciados pela Comissão Europeia foram "fulcrais para lidar com a pandemia e garantir a disponibilização de vacinas, mas, em contrapartida, um dos erros que permanece é a falta de transparência nos contratos com as empresas que disponibilizam as vacinas, em especial no que diz respeito ao preço praticado por unidade", refere o comunicado enviado à comunicação social.

A Comissão Europeia, até Junho de 2022, obteve "4,625 mil milhões de doses de vacinas contra a covid, das quais aproximadamente 50% são doses asseguradas, e 50% são doses opcionais. De acordo com o Tribunal de Contas Europeu (TCE), os contratos realizados valem, no total, 71 mil milhões de euros".

A eurodeputada, que tem criticado a Comissão Europeia, desde o início da pandemia devido à falta de transparência, 'estranhou' o procedimento de negociações adoptado e espera que, futuramente, a comissão especial criada pelo Parlamento consiga propor alterações às prácticas actuais.