Madeira

'Férias Divertidas' levam mais de 200 pessoas ao Jardim Municipal do Funchal

Encerramento da iniciativa da Associação Garouta do Calhau contou com muita animação, coreografias e música

Estiveram também presentes utentes dos Centros Comunitários da Associação 
Estiveram também presentes utentes dos Centros Comunitários da Associação , Foto DR

A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau promoveu esta terça-feira, 30 de Agosto, a festa de encerramento da iniciativa de tempos livres de Verão 'Férias Divertidas' no auditório do Jardim Municipal do Funchal. O local foi palco de muita animação com músicas e coreografias. 

A cerimónia contou com mais de 200 pessoas, entre crianças participantes da iniciativa, profissionais da Associação, utentes dos Centros Comunitários da Associação, familiares, bem como representantes de entidades oficiais, o caso do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e a vereadora da Câmara Municipal do Funchal com a tutela das áreas sociais, Helena Leal.

O projecto 'Férias Divertidas' realiza-se há 20 anos e destina-se a crianças dos 4 aos 14 anos, em particular, com problemas sociais e familiares, refere Ricardo Silva, presidente da Associação. 

Há 20 anos quando iniciamos o projecto ‘Férias Divertidas’ tínhamos como objectivo tirar crianças da rua, hoje já não temos necessidade de tirar crianças da rua, mas existem crianças com problemas graves e nós trabalhamos para essas crianças, de famílias desestruturadas ou que os pais têm de trabalhar e não têm com quem deixá-las Ricardo Andrade Silva

A iniciativa, realizada nos meses de Julho e Agosto, regressou este ano após dois anos de interregno motivado pela pandemia da covid-19. Participaram 150 crianças em Julho e 175 em Agosto, a inscrição tem um valor de 175 euros por pessoa, que posteriormente são recuperados através da venda de rifas. 

As férias são muito completas temos actividades culturais e lúdicas muito boas. Quando chegam ao fim os miúdos abraçam-se, choram, enfim, este é um marco importante no Verão destas crianças. As férias custam 175 euros por criança, nós distribuímos 175 rifas de um euro a todas as crianças para que consigam pagar as suas férias, para que o custo fique nulo. O nosso único lucro é o trabalho social que prestamos, o nosso objectivo não é a receita é proporcionar um Verão de qualidade a estas crianças. Ricardo Andrade Silva

CMF está de portas abertas a projectos sociais

Na ocasião, a vereadora Helena Leal frisou que a Câmara Municipal do Funchal estará sempre "de portas abertas" para apoiar projectos de cariz social.

A representante da autarquia funchalense destacou que "o Funchal é uma cidade educadora e amiga das crianças", enaltecendo ainda a parceria com a Garouta do Calhau no projecto 'Férias Divertidas' que reflecte também a visão da CMF, sobretudo no que se refere à inclusão e colaboração com as famílias, contribuindo para uma participação mais activa das crianças na sociedade.