PSD enaltece crescimento do sector das pescas na Região
O Grupo Parlamentar do PSD esteve esta terça-feira, 30 de Agosto, na baía de Câmara de Lobos para analisar o sector das pescas na Região.
Higino Teles, porta-voz da iniciativa, começou por enaltecer o crescimento registado no sector das pescas na Região, demonstrado “através dos resultados do primeiro semestre de 2022, em que se verifica que o valor médio do peixe espada valorizou cerca de 40%”, apontando para a facturação do primeiro semestre de 2022 de "4,494 milhões de euros" face aos números conseguidos no período homólogo em 2021, em que foram facturados "3,261 milhões de euros".
O parlamentar saudou ainda o trabalho dos pescadores, referindo que os mesmo têm sido "exemplares e mostrado grande empenho e profissionalismo”, o que fica claro perante “os resultados de capturas até 31 de Julho, que mostram que já se ultrapassaram as 1100 toneladas, sendo que a quota anual é de 2198 toneladas”.
Os social-democratas aproveitaram a ocasião para recordar o apoio do Governo Regional ao sector das pescas, nomeadamente ao da pesca do peixe espada preto, com maior relevância para os pescadores de Câmara de Lobos: "Sendo exemplo os apoios concedidos na ordem dos 2 milhões de euros, em 2020 e 2021 - período Covid, dirigidos a pescadores e armadores, isenções de taxas de Lota, taxas de conservação e de fornecimento de gelo e, ainda, apoio directo à frota espadeira”.
O deputado Higino Teles rematou dizendo que apesar de os encargos terem aumentado, “o produto tem escoamento e merece ser valorizado”.