Observações e opinião
No DN de 18 de agosto de 2022, página n.° 20, em Opinião, vem dois artigos: "O caminho para uma Madeira Melhor" de Sérgio Gonçalves e outro de
Augusta Aguiar "Criar(o) futuro (x)".
O Dr. Sérgio Gonçalves escreve: " Na verdade, foram mais de 300 propostas apresentadas na Assembleia Legislativa da Madeira de 2019, às quais se juntam outras 3 centenas de propostas de alteração aos orçamentos regionais.
A questão que coloco; é saber qual foi a percentagem das propostas votadas: aprovadas; rejeitadas ou aguardando o sua votação, para ficarmos a ter conhecimento da eficácia dos partidos políticos.
A Dra. Augusta Aguiar faz um alerta: "Há que dar ferramentas para que o consumo de álcool e de drogas, a violência e os comportamentos de risco
deixem de ser uma realidade".
A questão dos estupefacientes: os estupefacientes, são drogas ou medicamentos que produz a inibição dos centros nervosos; que entorpece ou causa estupefação.
A estupefação, causa assombro; espanto ou pasmo.
O assombro, é o sentimento misto de espanto e pavor.
O espanto, grande medo ou susto; sobressalto significativo.
O pavor, medo muito intenso, perante um acontecimento funesto ou uma situação de perigo.
O professor Rui Caetano, no DN de 21 de agosto corrente, em nome do PS, defende a criação de uma comunidade terapêutica de reinserção social.
As causas que levam a estas situações são: o custo de vida insuportável, em relação aos vencimentos ou ordenados e pensões auferidos; ao desemprego elevado; as habitações sem condições de habitabilidade para as pessoas viverem com dignidade; e as quezílias sociais.
José Fagundes