Rui Abreu promete avaliar com operadores mais ligações directas entre a Madeira e Jersey
O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve, hoje, na abertura da XXI Edição do Portuguese Food Festival, o maior festival de comida portuguesa que acontece no People’s Park, em Saint Helier, Jersey, onde são esperadas milhares de pessoas, entre madeirenses e população local, depois de um interregno de dois anos.
“Esta é a maior Festa da nossa Comunidade, aqui em Jersey, não podia por isso, deixar de estar presente. E com satisfação redobrada na abertura oficial do Portuguese Food Festival, um evento que tem como grande impulsionador e dinamizador o conselheiro João Carlos Nunes e tem como grande apoiante o Mayor de Saint Helier", estacou na sua intervenção.
Em 2019, último ano do evento antes da pandemia, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e, agora, enviou uma saudação especial à comunidade.
“Depois de dois anos muito difíceis, com a pandemia, aqui e também na Madeira, para além da incerteza que o Brexit provocou, é de louvar a força de vontade da comunidade em retomar este evento", afirmou Rui Abreu.
O director regional sublinha o facto de a comunidade estar muito bem integrada e desempenhar um importante papel na promoção da Madeira.
Rui Abreu também abordou questões relacionadas com as ligações aéreas e a economia da Madeira e de Jersey
“Temos, durante o Verão, Natal e Páscoa, um voo direto entre Jersey e a Madeira. Sem contar com os inúmeros voos diários entre o Reino Unido e a Madeira. Mas queremos mais e melhor. Por isso, vamos reunir com os operadores do voo directo, para saber se é necessário e se é possível, aumentar essas ligações directas ao Funchal", prometeu.
Tal como Jersey, lembrou, também a Madeira já recuperou dos tempos difíceis da pandemia e vive, agora, uma fase de grande crescimento turístico, a principal actividade económica, "batendo os seus recordes no número de ligações aéreas, de turistas e de tudo o que gravita a volta dessa área económica".
Por isso, a Madeira tem um problema comum a Ilha de Jersey: uma grande falta de mão de obra em muitas áreas, principalmente as ligadas à hotelaria, restauração e construção civil.
“Estamos atentos, e sabemos que também aqui existem dificuldades, relacionadas com o aumento do custo de vida, por exemplo. Mas os Portugueses e Madeirenses nunca foram de virar a cara a luta é assim continuarão a ser, aqui ou noutros países como a Venezuela e a África do Sul, onde se vivem muitas incertezas".
A concluir, deixou um agradecimento especial ao Mayor de St. Helier, capital de Jersey, Simon Crawcroft, um "amigo da Madeira, por todo o apoio que tem dado à nossa comunidade" e deu-lhe os parabéns pela reeleição.