5 Sentidos

CMF apoia Semana Europeia do Folclore com 7 mil euros

None
Foto Aspress

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) anunciou, hoje, que irá apoiar a XVII Semana Europeia do Folclore, que acontece de 28 de Agosto a 1 de Setembro, no Auditório do Jardim Municipal.

Para o efeito, no âmbito dos apoios ao associativismo e actividades de interesse municipal, a autarquia firmou um protocolo com o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova, no valor de 7 mil euros.

O Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova foi fundado a 15 de Agosto de 1965. Obteve o estatuto de Instituição de Utilidade Pública em 1994 e o Estatuto de Superior Interesse Cultural no mesmo ano. Em 1990, pelo seu 25.º aniversário, a Câmara Municipal do Funchal decidiu, por unanimidade, atribuir um voto de louvor ao grupo "pelo trabalho realizado em prol da cultura e do folclore madeirense".

Este apoio da CMF é, por conseguinte, "uma forma de reconhecer o importante papel que esta associação tem na comunidade, que envolve um grande número de pessoas e que contribui para a valorização das tradições locais e do património cultural e etnográfico do Funchal", destaca a autarquia em comunicado de imprensa.

A mesma nota salienta que o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova tem desempenhado "um papel fundamental na investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais em prol da preservação e do desenvolvimento da identidade cultural do Funchal".

A Semana Europeia de Folclore, que se iniciou em 2004, é um festival de folclore de âmbito internacional, que se realiza todos os anos na cidade do Funchal, da responsabilidade do Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova, com o apoio da Direcção Regional de Turismo e da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da Festa do Vinho da Madeira.

Ao longo dos anos, participam no certamente grupos de 25 países, outros tantos de Portugal continental de Norte a Sul e ilhas. Este ano, estarão presentes: o Grupo de Folclore Monte Verde, o Grupo de Folclore e Etnográfico de Boa Nova, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, a Escola Provincial de Danza Castro Froxo (Espanha), Folk Dance Ensemble “Wronki” (Polónia), Grupo Etnográfico da Beira (Açores), Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo (Aveiro) e Agrupación Folklórica Abenechara (Canárias).