Madeira

Relatório de Bruxelas sobre a Zona Franca da Madeira “é uma vergonha”

Presidente do Governo Regional promete contestação aos muitos “disparates” publicados

None

“Não há nada de novo. Aquele relatório [de Bruxelas sobre as ajudas consideradas ilegais

na Zona Franca da Madeira] é uma vergonha”. Palavras do presidente do Governo Regional da Madeira à decisão formalmente publicada ontem no Jornal Oficial da União Europeia.

“Aquilo é a consequência dos lobbies das outras praças financeiras e dos outros centros internacionais de negócios da Europa, a fazerem lóbi no sentido de prejudicarem a ZFM”, acrescentou.

Miguel Albuquerque garante “empenho do Estado Português e do Governo Regional no sentido de contradizer todos os disparates, muitos são disparates que estão lá expressos, e também as próprias empresas vão contestar aquelas conclusões”, assegurou.

“É fundamental que o Estado Português continue a defender [a ZFM] porque estão em causa quase 4 mil empregos directos, estão em causa mais de 100 milhões de euros de receita fiscal para a Madeira”, apontou, números reforçados com os cerca de 828 navios e cerca de 10 mil tripulantes no Registo de Navios (MAR).

Apesar de toda a contestação, regista com agrado o aumento, no último ano, de “cerca de 5% no número das empresas regista no Centro Internacional de Negócios”.