15.ª Festa do Cinema Italiano está de volta ao 'Baltazar Dias'
Iniciativa realiza-se entre os dias 22 a 25 de Setembro
A 15.ª Festa do Cinema Italiano está de volta ao Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 22 a 25 de Setembro. A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal do Funchal e organizada pela Associação II Sorpasso.
O evento regressa com uma programação diversificada, com filmes de novos realizadores e nomes consagrados, clássicos da cinematografia transalpina, antestreias, ficções e documentários.
No dia 22 será exibido 'Malizia', de Salvatore Samperi (1973), às 16 horas, 'Contos de um verão negro' de Fábio e Damiano D’Innocenzo (2020), às 18 horas, e 'Uma livraria em Paris' de Sergio Castellitto (2021), às 21 horas.
O dia 23 conta com 'Rei Édipo' de Pier Paolo Pasolini (1967), às 16 horas, 'Eu Leonardo' de Jesus Garces Lambert (2019), às 18 horas, e 'Os Predadores' de Pietro Castellitto (2020), às 21 horas.
No dia 24 será projectado o 'Manual de sobrevivência para pais' de Giuseppe Bonito, às 16 horas, 'Accattone' de Pier Paolo Pasolini, às 18 horas, e 'As coisas que nos fazem felizes' de Gabriele Muccino, às 21 horas.
No dia 25, a Festa terminará com 'Modigliani – O Pintor Maldito' de Valeria Parisi, às 16 horas, 'Mamma Roma' de Pier Paolo Pasolini, às 18 horas, e 'Era uma vez a máfia' de Franco Maresco, às 21 horas.
A 15.ª Festa do Cinema Italiano tem diversas faixas etárias, consoante o filme apresentado.
Os bilhetes custam 5 euros e poderão ser adquiridos na bilheteira do teatro ou on-line, na ticketline.
Este evento é o acontecimento com mais destaque para a cultura italiana em Portugal e um dos festivais cinematográficos mais estimados do país. Desde 2008, a Festa do Cinema Italiano tem como objectivo criar um encontro de descoberta das culturas de dois países. Este evento ampliou a sua presença a nível internacional, tendo estendido a sua programação a países como Moçambique, Angola e Brasil.