Madeira

Aviso laranja para tempo quente nas regiões montanhosas da Madeira

Protecção Civil emite recomendações

None

De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e como resultado da aproximação e permanência de massa de ar quente e seca na região da Madeira, prevê-se para amanhã (domingo), uma subida acentuada da temperatura do ar, em particular das máximas (4 a 6 °C) e com maior incidência na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira.

Assim, nestas zonas, a temperatura máxima poderá chegar a valores da ordem dos 30 °C e na costa norte e em Porto Santo não deverão ir além dos 26 °C. No dia 22 (segunda-feira) a temperatura máxima do ar deverá descer para valares da ordem do 27 °C e nos dias seguintes para valores da ordem dos 26 °C.

Nos dias 21 e 22, em particular 21 (domingo), a humidade relativa do ar será bastante baixa, com valores inferiores a 30 % nas cotas intermédias e nas regiões montanhosas. Nestes dias, o vento de nordeste ou temporariamente de leste, será em geral moderado e nos extremos leste e oeste e regiões montanhosas poderá ser pontualmente forte, com rajadas que poderão chegar a 80 km/h.

Face aos avisos agora emitidos pelo IPMA, o SRPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução evitando comportamentos como:

  • A realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

O site do SRPC – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira mantêm-se actualizados, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.