Se há momentos do Rali que ficam para sempre são as frases proferidas depois das vitórias alcançadas.
Fomos ao arquivo e partilhamos os desabafos dos vencedores das 62 edições já disputadas.
1959/1960/1962/1963
José Bernardino Lampreia
Viaturas: MGA/Mercedes 300 SL/ Ferrari
Os prémios foram outra surpresa para mim. São de longe incomparáveis com os de todos os ralis a que tenho concorrido. As taças que conquistei agora (na Madeira) são as melhores das oitenta da minha colecção, algumas delas correspondentes aos primeiros lugares em vários ralis". José Bernardino Lampreia
1961
António Peixinho
Viatura: Alfa Romeu
Gostei imenso da prova e não digo apenas por a ter ganho, mas por que foi uma prova difícil devido às características da estrada. Os controlos de regularidade estavam bem postos. Aliás, a prova foi perfeita, digna do calendário internacional e de figurar no Campeonato Nacional de Condutores". António Peixinho
1964
Fernando Basílio dos Santos
Viatura: Porsche SC
Este ano trouxe um técnico brilhante em Porsches à Madeira. Olhe, até já desmanchou o motor de dois deles aí. Recordes autênticos. Portanto, o meu carro teve uma óptima assistência técnica". Fernando Santos
1965
Zeca Cunha (madeirense)
Viatura: Triumph TR4
Desde o primeiro momento que pensava vir a ganhar o rali. Atribuo o meu êxito ao conjunto cronometrista e ao carro, à assistência ao meu carro pela equipa de técnicos de Augusto Palma que prestou serviços inestimáveis a todos os concorrentes, graças ao patrocínio da Sacor e, sobretudo, ao trabalho magnífico do meu cronometrista, o senhor Aécio Silva. Zeca Cunha
1966
António Sarmento Rebelo
Viatura: NSU PRINZ 1000
Provas deste género, de regularidade, exigem o máximo do condutor e cronometrista que deverão formar um todo, colaborando eficazmente. A propósito, devo dizer-lhe que esta prova é mesmo bastante difícil. Não tenho dúvidas ao afirmar que 90 por cento dos automobilistas inscritos no Campeonato Nacional de Regularidade não faziam a média estabelecida nesta prova. António Rebelo
1967
Jean Pierre Nicolas
Viatura: Renault R8 1300
A prova foi bastante dura. O seu traçado não será tão sinuoso como por exemplo na Córsega, onde já corremos, mas a principal dificuldade situa-se no estado da maior parte das estradas. Outro factor que a torna difícil relaciona-se com a distância entre os vários postos de controlo. Aqui é de sensivelmente 4 quilómetros, ao contrário dos ralis realizados em França, onde um posto de controlo dista do imediato pelo menos 15 quilómetros. Jean Pierre Nicolas
1968/1969/1970/1977
Américo da Silva Nunes
Viatura: Porsche 911-S
O rali como já vem sendo costume, foi uma prova muito dura, bastante selectiva e com uma organização à altura. Américo Nunes
1971/1976
Giovanni Salvi
Viatura: Porsche 911-S/Escort 2000-RS
Esta vitória talvez seja para mim a que tem mais sabor, devido às dificuldades, extensão e a um conjunto de circunstâncias que durante a prova me deixaram recordações agradáveis (…) A prova tem de ser dura, mas esta foi ligeiramente excessiva. Poderia ser disputada em duas etapas longas com um descanso maior entre elas para reparação das máquinas e dos pilotos, porque um automóvel e um piloto em maus estados está a falsear a verdade desportiva da prova. Giovanni Salvi
1972
Luís Netto
Viatura: Fiat 125 S
Tudo correu com uma série de problemas difíceis e desagradáveis para nós que logo se resolvia consoante os seus aparecimentos. Chegamos a andar uns bons metros com um furo no pneu, o que nos fez sofrer uma perda de tempo. Luís Neto
1973
Manuel Pereira Gomes
Viatura: Opel 1904 SR
Consegui bem mais do que esperava. Vim para a Madeira com muito medo da Volta, pois sabia de antemão que era um rali difícil e porque sendo a primeira vez que nele participava, não tinha o suficiente conhecimento do percurso. Além disso, tive pouco tempo de treino. Manuel Gomes
1975
(Janica) João Clemente Aguiar (madeirense)
Viatura: Escort 1600-RS
A Volta decorreu da melhor maneira possível, exceptuando o troço de Ponta Delgada, pois tive dificuldades de passar devido ao arraial de Ponta Delgada. Nas classificações andei inicialmente com certa cautela, mas depressa, pois uma Volta à Ilha não se ganha no início. No entanto, andei sempre a ganhar pontos em relação ao segundo, o campeão nacional António Borges. Janica Clemente
1978
Ari Vatanen
Viatura: Escort 2000-RS
Quero salientar o desportivismo com que os concorrentes madeirenses se apresentaram para esta prova, bem como pôr em evidência o apoio que a população me dispensou ao longo do rali e ainda considerar a organização e os serviços policiais que foram de tal modo eficientes que merecem da minha parte uma recordação muito especial. Ari Vatanen
1979/1982
Toni Fassina
Viatura: Lancia Stratos/Opel Ascona 400
Rali muito duro, uma dureza que advém do facto das estradas da Madeira serem muito perigosas (…) A organização foi impecável, o público muito ordeiro nos troços e em todo o rali. É um público extraordinário». Toni Fassina
1980
Vudafieri Adartico
Viatura: Fiat 131 Abarth
Rali difícil, com bonitas estradas, com o público disciplinado e em grande número e agradeço os aplausos e dou os parabéns à organização da Volta. Vudafieri Adartico
1981
Aly Kridel Sr
Viatura: Ford Escort RS 1800 MKII
Para nós, amadores, é incrível ganhar um rali tão duro. Aly Kridel
1983
Massimo 'Miki' Biasion
Viatura: Lancia 037 Rally
É uma prova dura, mesmo muito dura, dado que são cerca de 30 horas a conduzir quase ininterruptamente. É sempre bastante rápida, já que as estradas são boas, mas provoca grande desgaste nos pilotos e nas máquinas. A organização foi excelente. Pessoalmente achei tudo muito bem organizado e a segurança esteve impecável, já que nunca encontrei pessoas nas estradas e isso é muito bom para quem conduz. Competimos com outra confiança. Massimo Biasion
1984
Henri Toivonen
Viatura: Porsche 911 SC RS
Corri uma primeira etapa descansado em termos de competição, porque sabia o que tinha para andar, mas um pouco sobressaltado pelos problemas que o carro estava a ter. Depois, durante a noite, conquistei a confiança, fiz o meu melhor e não me senti nada afectado. Henri Toivonen
1985
Salvador Servià
Viatura: Lancia 037 Rally
Foi um rali fantástico porque a sua organização esteve sempre bem. Não tive problemas com o carro durante o rali. Não esperava mais luta dos meus adversários, apenas aguardava que o Cerrato tivesse um melhor resultado, mas também não teve sorte com uma avaria que lhe fez perder muito tempo. Salvador Servia
1986/1990/1991
Fabrizio Tabaton
Viatura: Lancia Delta S4/Lancia Delta Integrale 16V
Estou muito satisfeito pela vitória conseguida, dado que a mesma foi obtida numa prova difícil como é o Rali Vinho da Madeira. Fabrizio Tabaton
1987
Dario Cerrato
Viatura: Lancia Delta HF 4WD
Esta ilha é fantástica, especialmente nesta estação. Há sempre sol, as estradas são muito belas e eu diverti-me muito, juntamente com o meu amigo e companheiro Loubet. Dario Cerrato
1988/1993
Patrick Snijers
Viatura: BMW M3 E30/Ford Escort RS Cosworth
Esta é uma vitória bastante importante para mim, pois permitiu-me passar para o comando do Campeonato da Europa. Já cá venho há muito tempo e só agora é que consegui vencer este rali, muito duro por sinal. Estou, portanto, felicíssimo! Patrick Snijers
1989
Yves Loubet
Viatura: Lancia Delta Integrale
Estou muito contente por ter vindo à Madeira vencer a prova, pois esta não era a minha primeira deslocação à Madeira e esperava um dia vencer este rali. Yves Loubet
1992/1994/1998/2002
Andrea Aghini
Viatura: Lancia Delta HF Integrale/Toyota Celica Turbo 4WD (ST185)/ Toyota
Corolla WRC/Peugeot 206 WRC
A Madeira apresenta uma excelente prova com troços sinuosos e simultaneamente rápidos, alguns de uma beleza extraordinária. Andrea Aghini
1995/1997/2000
Piero Liatti
Viatura: Subaru Impreza 555/Subaru Impreza S5 WRC '99
Estou muito satisfeito. Do último posto de 1993 o primeiro lugar deste ano, foi um progresso muito bom. Foi uma vitória, direi, bastante fácil. Piero Liatti
1996
Fernando Peres
Viatura: Ford Escort RS Cosworth
Este triunfo é um sonho tornado realidade. É um espectáculo! Já ando há muito tempo nos ralis, comecei na velocidade e depois passei para os ralis e o Vinho da Madeira era uma prova que sempre desejei poder ganhar um dia. Fernando Peres
1999
Bruno Thiry
Viatura: Subaru Impreza S5 WRC '98
Este é um dos melhores ralis em asfalto do mundo. Bruno Thiry
2001
Adruzilo Lopes
Viatura: Peugeot 206 WRC
Ofereço esta vitória aos madeirenses que sempre têm apoiado a nossa equipa nas nossas passagens pela Região. Adruzilo Lopes
2003
Miguel Campos
Viatura: Peugeot 206 WRC
Realizei um sonho, o de vencer o melhor rali que se disputa em Portugal. Estou duplamente satisfeito, principalmente porque andamos sempre na "guerra" com Thiry, até ao final da prova. Miguel Campos
2004
Vítor Sá (madeirense)
Viatura: Peugeot 306 Maxi
Agradeço todo o apoio do público madeirense, e não só, que nos deu grande força desde o princípio até ao fim desta prova e dedico esta vitória à equipa, mas também aos meus pais que estão aqui e aos patrocinadores. Vítor Sá
2005
Renato Travaglia
Viatura: Renault Clio S1600
Estou muito contente, a concorrência era muito forte. Estou feliz com a vitória. Depois de dois anos a concorrer, valeu a pena. Foi pena o que aconteceu ao Basso, pois merecia vencer. Renato Travaglia
2006/2007/2009/2013
Giandomenico Basso
Viatura: Fiat Abarth Grande Punto S2000/Peugeot 207 S2000
«Estou muito feliz, ganhámos a prova e ganhámos o Campeonato Europeu. Estou felicíssimo. O carro estava óptimo, a equipa trabalhou muito bem e o público, na estrada, foi maravilhoso».
2008
Nicolas Vouilloz
Viatura: Peugeot 207 S2000
Foi uma grande luta durante dois dias e a vitória acabou por ser nossa. É uma conquista nossa, da Peugeot Team Belux e foi importante para o IRC. Nicolas Vouilloz
2010
Freddy Loix
Viatura: Škoda Fabia S2000
Depois da primeira etapa quando fizemos o melhor tempo fiquei convencido que iria vencer este rali que é dos mais bonitos do mundo. Freddy Loix
2011/2012/2014/2015
Bruno Magalhães
Viatura: Peugeot 207 S2000/Peugeot 208 T16
Tinha prometido a mim mesmo e à minha equipa que iria vencer o Rali Vinho Madeira. Não sabia quando mas sabia que tinha velocidade para vencer esta prova, algo que provámos diversas vezes. A promessa está cumprida e estou muito satisfeito. Bruno Magalhães
2016
José Pedro Fontes
Viatura: Citroën DS3 R5
Fiquei muito satisfeito com a minha prestação na última especial e acho que depois de tudo o que se passou, eu é que devo ser declarado vencedor. José Pedro Fontes
2017/2018/2019/2021
Alexandre Camacho (madeirense)
Viatura: Peugeot 208 T16/Škoda Fabia R5
Era uma ambição que tínhamos e trabalhámos nesse sentindo. Finalmente conseguimos. Abdicámos de muita coisa e dedico à família e a todos os madeirenses que foram incansáveis na estrada. Esta foi das provas mais difíceis e estou muito feliz por esta conquista. Alexandre Camacho
2020
Miguel Nunes (madeirense)
Viatura: Škoda Fabia R5
Tínhamos uma mágoa desde 2017. Hoje esta vitória compensou. Não consigo falar mais" Miguel Nunes