Madeira

Centro Simulação Clínica da Madeira já realizou mais de 580 cursos

None

O Centro de Simulação, que é vocacionado para “treinar, educar, formar e diferenciar” os profissionais, as equipas e o estudantes de saúde, celebra 10 anos

No próximo dia 4 de Setembro, o Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM) comemora o seu 10.º aniversário. 

Integrado no Serviço Regional de Saúde da Região (SESARAM) com o apoio organizacional do Serviço de Formação, o Centro cruza a experiência dos Cuidados de Saúde Pré-Hospitalares, Primários e Hospitalares e desenvolve a actividade formativa em parceria com a Universidade da Madeira, a Escola Superior de Enfermagem, a Secretaria da Educação e a comunidade, assumindo-se assim como um forte elemento agregador e dinamizador do ensino biomédico na Região, em contexto de formação pré e pós-graduada

A sua criação, em 2012, permitiu mudar o paradigma da formação no SESARAM, passando do ensino tradicional para um apoiado e complementado pela simulação permitindo, deste modo, que a formação e treino de competências dos profissionais de saúde deixasse de ser exclusivamente realizada no doente e tendesse a ser transferida para um ambiente controlado, aferível e seguro, quer nas salas de formação, quer em ambiente realista.

São vários os domínios da Saúde que utilizam o Centro de Simulação: anestesiologia, medicina interna, ginecologia-obstetrícia, cardiologia, pediatria, neonatologia, cirurgia geral, medicina intensiva, medicina geral e familiar, enfermagem, trauma, emergência e catástrofe e procedimentos mini - invasivos, pré-hospitalar. Também, progressivamente, outras áreas e especialidades vão aderindo a esta ferramenta de formação.

Com formadores de simulação com certificação europeia, ministrada pelo Grupo Europeu de Formação em Simulação (EUSIM), as especialidades clínicas estão organizadas em Áreas de Formação, constituídas por vários médicos e enfermeiros e têm um coordenador que dinamiza a formação, indo ao encontro das necessidades formativas dos profissionais que representa e dos currículos pedagógicos das especialidades. O CSCM possui uma equipa de enfermeiros que para além da actividade formativa, apoia a actividade do Centro em partilha com a actividade assistencial.

Para além disso, o centro também está aberto a visitas de estudo de estudantes de várias escolas da Região e tem várias iniciativas dirigidas à comunidade educativa e à população em geral, como é exemplo da formação em Suporte Básico de Vida e primeiros socorros.

Instalado no edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça, numa área de 300 m2, dispõe de manequins de alta-fidelidade adultos, pediátricos e neonatais, vários modelos de média e baixa fidelidade, 'task-trainers' para treino de abordagem de via aérea, acessos vasculares, drenos torácicos, exame ginecológico e manobras obstétricas e simuladores para treino de cirurgia laparoscópica.

Até o final ao ano, o centro vai receber novos simuladores, entre eles a 'Lucina' (um manequim de grávida adulta de alta fidelidade de treino para cuidados de saúde pré-natais, cenários clínicos de parto e cuidados pós-parto), um simulador VIST G5, uma das mais avançadas soluções de simulação virtual endovascular para várias especialidades, nomeadamente a neurorradiologia, a cardiologia e a nefrologia, e ainda manequins de Suporte Avançado de Vida e manequins de acessos vasculares e bloqueios anestésicos regionais ecoguiados. Estas novas aquisições vão permitir que mais especialidades integrem a formação em simulação no CSCM e o treino de novas competências.

Desde o início da sua actividade, o CSCM já realizou cerca de 580 cursos, envolvendo mais de 8 mil formandos e 4 mil horas de formação.

Durante a pandemia o CSCM implementou 'Diretrizes de segurança Covid' e sofreu alterações estruturais do espaço e dos programas pedagógicos, em articulação com as recomendações do GCPPCIRA e as recomendações internacionais e manteve a actividade formativa (apesar de reduzida), pois ficou bem claro que a formação em simulação era imprescindível num momento tão exigente para os profissionais de saúde.

O Centro de Simulação Clínica da Madeira tem como coordenador, a médica anestesiologista, Regina Rodrigues, e da área enfermagem, o enfermeiro especialista Luís Jardim.