A Guerra Mundo

Ataque russo faz três mortos e 10 feridos em Kharkiv

None
Foto: EPA/VASILIY ZHLOBSKY

Pelo menos três pessoas morreram e 10 ficaram feridas hoje num bombardeamento russo na cidade ucraniana de Kharkiv, anunciou o presidente da câmara municipal local, acrescentando que o ataque provocou um incêndio.

"Neste momento, as informações indicam três mortos e 10 feridos", adiantou Igor Terekhov, no serviço de mensagens Telegram.

"Há um grande incêndio (...) num prédio de habitação", acrescentou.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas de suas casas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de seis milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 16 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que está a responder com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

A ONU confirmou que 5.514 civis morreram e 7.698 ficaram feridos na guerra, que hoje entrou no seu 174.º dia, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.