Mundo

Baleia resgatada do rio Sena eutanasiada durante viagem para a costa

None
Foto JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP

A baleia beluga resgatada esta madrugada das águas do rio Sena foi eutanasiada enquanto era transportada para voltar ao mar por causa da "degradação do seu estado de saúde", anunciaram hoje as autoridades francesas.

"O sofrimento do animal era evidente", declarou a veterinária dos bombeiros de Essone, Florence Ollivet-Courtois, numa mensagem difundida pelas autoridades regionais de Calvados, apontando "dificuldades de respiração" do cetáceo que se foram agravando e levaram à opção pela eutanásia.

O animal, acostumado às águas frias do Canadá, foi recolhido no Sena a 70 quilómetros noroeste de Paris e estava a ser transportado para Ouistreham, na costa da Normandia, onde iria ficar três dias num tanque de água salgada antes de ser libertado em alto mar.

Segundo Ollivet-Courtois, a baleia beluga já tinha chegado doente ao Sena e nunca se chegou a alimentar nas águas quentes e contaminadas do rio.

Com a sua condição muscular, o animal não conseguiria sobreviver no mar, considerou a equipa veterinária, que o acompanhava na viagem de 160 quilómetros até à costa.