PUB
PUB
A Guerra Mundo

Autoridades locais alertam para "catástrofe" em cidade ocupada de Sievierodonetsk

None
Foto AFP

Uma autoridade regional ucraniana alertou sexta-feira para deterioração das condições de vida em Sievierodonetsk, cidade capturada pelos russos há duas semanas, dizendo que a cidade está sem água, energia ou sistema de esgotos a funcionar.

Sievierodonetsk ocupada "está à beira de uma catástrofe humanitária", escreveu nas redes sociais o governador de Lugansk, Serhiy Haidai.

"Os russos destruíram completamente toda a infraestrutura crítica e não conseguem consertar nada", anotou.

PUB
Advertisement

Na semana passada, Serhiy Haidai informou que cerca de 8.000 habitantes permaneceram na cidade, que tinha uma população antes da guerra de 100.000.

Alguns oficiais e militares ucranianos disseram que as forças russas destruíram Sievierodonetsk, o centro administrativo da província de Lugansk, antes de as tropas ucranianas terem sido expulsas da cidade no final de junho.

O governador lembrou que as forças russas estão a tentar garantir a conquista daquela região, no leste da Ucrânia.

Esta semana, Moscovo reivindicou o controlo total de Lugansk, mas o governador e outras autoridades locais disseram que as suas tropas retiveram uma pequena parte da província.

"Lugansk não foi totalmente ocupada, embora os russos tenham aplicado todo o seu arsenal para atingir esse objetivo. Batalhas duras estão a acontecer em várias aldeias na fronteira da região. Os russos contam com tanques e artilharia para avançar, deixando a terra arrasada", salientou.

As forças russas "atacam todos os prédios (...), não são impedidas pela existência de civis lá e morrem nas suas casa e pátios", acusou.

Lugansk é uma das duas províncias que compõem o Donbass, a região industrial de minas e fábricas da Ucrânia.

Separatistas pró-russos lutaram contra o Exército da Ucrânia no Donbass durante oito anos, tendo declarado como repúblicas impendentes Lugansk e Donetsk, que Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu ante do início do conflito.

Depois de afirmar o controlo total de Lugansk, Putin disse que os militares russos teriam uma hipótese para descansar e recuperar, mas outras zonas do leste ucraniano continuam a ser bombardeadas.

O chefe de Estado russo alertou Kiev que deveria aceitar rapidamente os termos de Moscovo ou preparar-se para o pior.

O gabinete da Presidência da Ucrânia disse hoje que pelo menos 12 civis morreram e outros 30 ficaram feridos após bombardeamentos das forças russas nas últimas 24 horas.


Podcasts

×