PSP realiza operação policial 'A solidariedade não tem idade - A PSP com os idosos'
O programa 'Apoio 65' encontra-se incluído no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade que existe desde 2012. Esta iniciativa pretende abordar os riscos que estão associados aos idosos e à problemática do seu isolamento social.
A pandemia tem vindo a agravar, significativamente, a solidão em que alguns idoso já se encontravam, restringindo a liberdade, podendo resultar numa maior dificuldade de monotorização e sinalização da sua condição social, quer seja por parte dos vizinhos quer por parte das instituições de apoio social.
Por se encontrarem em situação mais vulnerável física e psíquica com a consequente perda de autonomia, os idosos, tornam-se vítimas "e menos aptos à autodefesa em relação aos crimes contra o património", como o roubo, a burla e a extorsão, mas também contra a liberdade pessoal (ameaça, coação ou sequestro) e contra a integridade física (ofensa à integridade física, violência doméstica e maus tratos), explica um comunicado enviado pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
A estes crimes podem ainda ser acrescentadas as vulnerabilidades de cariz económico materializadas "em fracas condições de habitação, higiene, saúde pública, saúde individual ou alimentação".
E é com este objectivo que o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira no período de 11 de Julho a 23 de Setembro de 2022 leva a efeito a operação 'A solidariedade não tem idade - A PSP com os idosos'. Esta operação tem por base:
- Realização de contactos individuais com idosos em risco, acções de sensibilização junto da população idosa com o objectivo principal de detectar casos de fragilidade social, de maios vulnerabilidade física e psíquica, e suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida e a integridade física bem como de informação sobre acções preventivas a ter em casos de burlas e furtos;
- A confirmação de denúncias anteriores ou suspeita de novos casos de violência doméstica ou outros contra a vida ou a integridade física, em que as vitimas sejam idosos;
- Apurar a localização dos idosos que vivam na companhia de outros e que, em simultâneo estejam fragilizados socialmente e esclarecer quanto a eventuais dúvidas relativas a procedimentos de segurança a seguir e promover o sentimento de segurança através de uma maior presença policial nas áreas de maior incidência de ilícitos criminais e por ultimo capacitar os idosos para combater o isolamento e a solidão.
A PSP lembra ainda que os idosos em isolamento social, no concelho do Funchal, podem aderir ainda ao projecto 'Sistema de contactos entre os idosos e a Policia de Segurança Pública' requerendo a instalação de um equipamento telefónico grátis que permite contactar directamente com a PSP do Funchal em caso de qualquer situação que coloque em risco a segurança.
Para realizar estas acções, o Comando Regional da Madeira vai disponibilizar uma estrutura do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade para efectuar contactos e levar a cabo as acções que pretendem alertar as populações para estas problemáticas.