Inundações obrigam à retirada de mais de 30 mil pessoas na região de Sydney
As autoridades australianas ordenaram hoje a mais de 30 mil pessoas em Sydney para abandonarem as residências, na sequência de inundações causadas por fortes chuvas desde o fim de semana.
A ordem de evacuação afeta várias áreas na parte ocidental de Sidney, onde os níveis dos rios Hawkesbury, Nepean e Colo continuam a subir.
As inundações devastadoras deixaram algumas comunidades isoladas.
"Para muitas comunidades, esta é mais uma inundação em menos de 18 meses. Algumas das imagens são realmente desoladoras: as casas das pessoas, as suas vidas viradas de cabeça para baixo novamente, e os seus meios de subsistência muito afetados", disse aos jornalistas o ministro da Recuperação das Cheias do governo regional de Nova Gales do Sul, Steph Cook.
Na sequência das fortes chuvas, que deverão continuar durante toda a semana ao longo da costa da Nova Gales do Sul, as autoridades australianas destacaram cerca de 100 soldados para ajudar nos esforços de contenção e evacuação dos rios.
Em março, várias áreas da Nova Gales do Sul, incluindo Sidney ocidental e Lismore, a cerca de 600 quilómetros a norte da cidade, foram atingidas por inundações devastadoras, que causaram 20 mortos e danos materiais elevados.